Repercussões de um curso de formação continuada a distância em Matemática na visão dos participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i3.1345

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Formação a Distância, Identidade Profissional Docente, ; Ensino e Aprendizagem da Matemática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral avaliar as repercussões de um curso de formação continuada a distância em matemática na visão dos participantes. Contou com a participação de um grupo de dezoito professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes do referido curso.  Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, entrevistas semiestruturadas, documentos relacionados ao curso realizado e memoriais construídos pelos docentes ao longo da formação.  Para analisar os dados coletados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011), delineada em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Da análise resultaram duas categorias, intituladas Qualificação da prática pedagógica e Aprimoramento da formação inicial. Os resultados evidenciaram que o curso de formação continuada contribuiu para qualificar a formação dos professores e a sua prática pedagógica. Neste sentido, destaca-se a importância de promover espaços formativos e socializadores de conhecimento, visando a uma formação que integre e articule diferentes saberes e, ao mesmo tempo, admita as singularidades dos sujeitos no seu processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

OLIVEIRA FILHO, V. H. de; SANTOS, G. T. dos =. Repercussões de um curso de formação continuada a distância em Matemática na visão dos participantes. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 249–264, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i3.1345. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1345. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos