Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado da licenciatura em Matemática no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários

Palavras-chave: Formação inicial de professores de Matemática, Estágio, Saberes Docentes

Resumo

Este artigo objetiva socializar alguns resultados da pesquisa de mestrado, na área de Ensino, que analisou a contribuição do estágio curricular supervisionado no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal aporte teórico os autores Tardif (2002) e Shulman (1986). A pesquisa de campo foi realizada com os seteestagiários do curso de licenciatura em Matemática, no decorrer do ano de 2016. Os dados foram produzidos em entrevistas semiestruturadas, submetidas aos procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016), possibilitando evidenciar os saberes mobilizados e desenvolvidos pelos estagiários, sintetizados em seis categorias: saberes experienciais, saberes disciplinares, saberes educacionais, saberes pedagógicos, saberes da imersão sociocultural e saberes da cultura profissional. Analisou-se que o saber experiencial, que tem relação com as experiências de vida e histórias pessoais, em diferentes contextos educativos, foi o saber docente que mais significou aos estagiários, sendo mobilizado e também desenvolvido na interação experienciada nas escolas. Constatou-se ainda que os estagiários desenvolveram mais saberes do que mobilizaram, possibilitando inferir que a inserção no cotidiano escolar e a vivência do estágio foram determinantes para propiciar a construção de saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. I. e PIMENTA, S. G. (Orgs.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002: Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, 2002.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista da Educação, PUC – Campinas. Campinas, n. 18, p.107-115, 2005.

FIORENTINI, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, vol. 21, núm. 29, p. 43-70, 2008.

FIORENTINI, D. e OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Boletim de Educação Matemática, vol. 27, núm. 47, p. 917-938, 2013.

MORAES, R. e GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3ª. ed. rev. e amp. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

MOREIRA, P. C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. 195 p. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social) Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. Em: Pimenta, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. 2008.

SBEM. Subsídios para a Discussão de Propostas para os Cursos de Licenciatura em Matemática: Uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, 2003.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching, Educational Research, vol. 15 nº 2, p. 4-14, 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, 4, p. 215-234, 1991.

Publicado
2018-06-28
Como Citar
QUADROS, V. C. DE; KOCHHANN, M. E. R. Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado da licenciatura em Matemática no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 106-122, 28 jun. 2018.
Seção
Artigos Gerais