Representação gráfica de Funções: uma análise das principais dificuldades de alunos do Ensino Médio

Autores

  • Andresa Maria Justulin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Amanda da Silva Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.1313

Palavras-chave:

Ensino Médio, Funções, Representação Gráfica, Compreensões, Dificuldades

Resumo

Neste artigo são abordados os resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou compreender quais as dificuldades de estudantes do Ensino Médio acerca do conteúdo de Função. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de 3 Ano do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual, do Paraná. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma prova com questões que abordavam o conteúdo de Função, seus conceitos, suas representações e aplicações. Neste trabalho, são exploradas as questões relacionadas às representações gráficas de funções.  São apresentados, também, resultados referentes às dificuldades dos alunos acerca do conceito de Função, visto que se constatou que a maior parte das dificuldades apresentadas pelos estudantes ocorre devido à falta de compreensão dos conceitos matemáticos relacionados. Sobre a representação gráfica de funções os alunos apresentaram dificuldades desde a representação correta dos pontos no plano cartesiano, na identificação do domínio para traçar o gráfico, até a compreensão da Função Constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

JUSTULIN, A. M.; PEREIRA, F. F.; FERREIRA, A. da S. Representação gráfica de Funções: uma análise das principais dificuldades de alunos do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 301–318, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.1313. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1313. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos