Representação gráfica de Funções: uma análise das principais dificuldades de alunos do Ensino Médio

  • Andresa Maria Justulin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Amanda da Silva Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino Médio, Funções, Representação Gráfica, Compreensões, Dificuldades

Resumo

Neste artigo são abordados os resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou compreender quais as dificuldades de estudantes do Ensino Médio acerca do conteúdo de Função. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de 3 Ano do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual, do Paraná. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma prova com questões que abordavam o conteúdo de Função, seus conceitos, suas representações e aplicações. Neste trabalho, são exploradas as questões relacionadas às representações gráficas de funções.  São apresentados, também, resultados referentes às dificuldades dos alunos acerca do conceito de Função, visto que se constatou que a maior parte das dificuldades apresentadas pelos estudantes ocorre devido à falta de compreensão dos conceitos matemáticos relacionados. Sobre a representação gráfica de funções os alunos apresentaram dificuldades desde a representação correta dos pontos no plano cartesiano, na identificação do domínio para traçar o gráfico, até a compreensão da Função Constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOOTH, Lesley Rochelle. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur F. SHULTE, Albert P. (Org.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual Editora, 1994. p. 23-36.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais +. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BOTTA, Eliane Saliba. O ensino do conceito de função e conceitos relacionados a partir da resolução de problemas. 2010. 427 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro/SP, 2010.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa, Gráfica Brás Monteiro, 1984.

MARKOVITS, Zvia; EYLON, Bat; BRUCKHEIMER, Maxim. Dificuldades dos alunos com o conceito de função. In: COXFORD, Arthur F. SHULTE, Albert P. (Org.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual Editora, 1994. p. 49-69.

MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; REDLING, Julyette Priscila. Tarefas Alternativas para o Ensino e a Aprendizagem de Funções: análise de uma intervenção no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42A, p. 193-229, abr. 2012.

OLIVEIRA, Nanci de. Conceito de função: Uma abordagem do Processo Ensino- aprendizagem.1997. 174 f. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 1997.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: SEED, 2008.

PONTE, João Pedro da. O conceito de Função no currículo de Matemática. Educação e Matemática, Lisboa, n. 15, p.3-9, 1990.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Ministério da Educação de Portugal. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Portugal, 2009.

SIERPINSKA, Anna. Understanding in mathematics. London: The Falmer Press, 1994.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, Arthur F. SHULTE, Albert P. (Org.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual Editora, 1994. p. 9-22.

Publicado
2019-12-10
Como Citar
JUSTULIN, A. M.; PEREIRA, F. F.; FERREIRA, A. DA S. Representação gráfica de Funções: uma análise das principais dificuldades de alunos do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 301-318, 10 dez. 2019.
Seção
Artigos Gerais