O Ava Moodle e suas possibilidades no ensino-aprendizagem de Ciências: trabalhando o conteúdo “geração de energia elétrica” no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1299

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Anos Iniciais-Ensino Fundamental, Moodle

Resumo

O presente artigo, recorte da dissertação de Mestrado intitulada: "A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no ensino de Ciências: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental", discute acerca da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, a partir do trabalho com o conteúdo da disciplina de Ciências "geração de energia elétrica", com um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Sergipe. As atividades desenvolvidas no Moodle compreenderam no planejamento e organização do conteúdo trabalhado, com base nos conhecimentos prévios dos alunos participantes da pesquisa, acerca do conteúdo "geração de energia elétrica", obtidos a partir de entrevista de tipo semiestruturada (GIL, 2008; BONI E QUARESMA, 2010). Posteriormente foram desenvolvidos os Tópicos, no AVA, de modo que estes exploraram as questões categorizadas (BARDIN, 2011) a partir das respostas dadas pelos alunos à entrevista. O desenvolvimento das atividades no AVA Moodle suscitou a possibilidade de utilização das ferramentas disponíveis na plataforma, apontando para uma (re)significação no trabalho pedagógico em sala de aula, almejando a aprendizagem significativa, através das potencialidades do Moodle para o trabalho na área de Ciências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

SILVA, Ádson de L.; SERRA, K. C. O Ava Moodle e suas possibilidades no ensino-aprendizagem de Ciências: trabalhando o conteúdo “geração de energia elétrica” no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 122–139, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i1.1299. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1299. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos