Programa de Educação Financeira nas escolas – Ensino Médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relações com a Matemática

Palavras-chave: Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho é parte de uma dissertação que buscou analisar possibilidades para o trabalho da matemática através do Programa de Educação Financeira - Ensino Médio. No que diz respeito ao ensino de matemática, percebe-se uma forte ligação desta com a educação financeira na realidade dos alunos, porém essa discussão precisa buscar uma reflexão, propõe-se então que, nas aulas de matemática, essa discussão seja feita na perspectiva da educação matemática crítica. Neste trabalho, buscou-se identificar nos livros do professor, para o trabalho com educação financeira no Ensino Médio, se há orientações para o desenvolvimento das atividades propostas para o aluno e se estas indicam o trabalho das questões a partir da matemática, em caso afirmativo, procurou-se identificar os ambientes de aprendizagem propostos por Skovsmose (2000) que essas orientações podem proporcionar. Através das análises, percebe-se que as atividades de educação financeira, propostas no livro do aluno, podem proporcionar contextualização do ensino de matemática e sugerem, na maioria dos casos, que o trabalho se dê a partir da realidade dos alunos, mas torna-se necessário que as orientações sejam mais específicas, no que diz respeito aos conhecimentos matemáticos, para auxiliar os professores com o trabalho em sala de aula.

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Referências

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Publicado
2018-04-05
Como Citar
SILVA, I. T. DA; SELVA, A. C. V. Programa de Educação Financeira nas escolas – Ensino Médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relações com a Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. 140-157, 5 abr. 2018.
Seção
Artigos Gerais