Avaliação de livros didáticos abertos de Matemática para Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1267

Palavras-chave:

Critérios avaliativos, Material didático, Recursos Educacionais Abertos, Ensino de Matemática

Resumo

A disponibilidade de recursos educacionais abertos (REA) em repositórios educacionais digitais (RED) tem motivado o uso desses materiais pelos usuários. Isso ocorre analogamente com os livros didáticos abertos (LDA), cujos adeptos podem se tornar participantes ativos do processo editorial ainda dominado pelas editoras. Os docentes podem elaborar e disponibilizar seus materiais didáticos nos RED ou mesmo adequá-los para atender aos seus contextos educacionais. Logo, este trabalho busca auxiliar aos professores no processo de escolha de LDA a partir de critérios avaliativos bem definidos, seja para adotá-lo integralmente ou parcialmente para atender à sua demanda. Logo, este estudo objetiva definir critérios avaliativos de LDA da disciplina de Matemática no Ensino Médio. Para isso, a pesquisa bibliográfica identificou dois trabalhos sobre critérios de avaliação destinados ao Ensino Médio nas disciplinas de Sociologia (OLIVEIRA; ABREU, 2016) e de Língua Portuguesa (SANTOS et al., 2017), bem como se baseou nos documentos governamentais (BRASIL, 2000; 2014). As análises dos materiais possibilitaram a proposição dos critérios avaliativos com os níveis: componentes curriculares comuns, currículo de Matemática, REA e Linguística. Portanto, espera-se promover a produção, edição, uso, reuso e compartilhamento dos LDAs adequados aos critérios avaliativos norteadores da escolha desses recursos.

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Publicado

2018-04-05

Como Citar

OLIVEIRA, F. K. de; ABREU, K. F.; CUNHA, R. B.; GOMES, A. S. Avaliação de livros didáticos abertos de Matemática para Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 60–74, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i1.1267. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1267. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

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