O legado de madame curie: relato de uma atividade para abordar radioatividade no ensino médio na perspectiva cts

Autores

  • jucelino cortez Universidade de Passo Fundo
  • Sandra Denise Prado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i5.1263

Palavras-chave:

Física. Ensino. Ciência, Tecnologia e Sociedade, Radioatividade

Resumo

Neste artigo, relata-se uma experiência de ensino de radioatividade motivada pela abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e desenvolvida com estudantes do terceiro ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo está em investigar a aplicação de uma proposta didática orientada pela concepção construtivista e estruturada mediante uma abordagem que considera a temática a partir das situações vivenciais dos alunos. De forma mais específica, o trabalho busca criar uma alternativa para o ensino de radioatividade e analisar a pertinência de discutir a temática com os estudantes. Para alcançar o objetivo central, a proposta foi estruturada em dezoito períodos ou encontros, sendo dez dentro da programação da disciplina de Física no terceiro ano do ensino médio e oito em horário extraclasse. Os encontros foram organizados em etapas, tendo cada qual sido estruturada de modo a trazer elementos que permitissem avaliar a sua pertinência para a apropriação dos conteúdos e para a visualização desse processo na vida cotidiana dos alunos. O mote central do estudo esteve na construção de mapas conceituais antes e depois das discussões e na formulação, pelos estudantes, de questionamentos a especialistas no tema. Como resultado, verificou-se a validade desse tipo de proposta e o quão significativa ela é para a aproximação dos estudantes com a Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

jucelino cortez, Universidade de Passo Fundo

Professor de Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo

Sandra Denise Prado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Professora Doutora do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

CORTEZ, jucelino; PRADO, S. D.; ROSA, C. T. W. da. O legado de madame curie: relato de uma atividade para abordar radioatividade no ensino médio na perspectiva cts. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 80–98, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v8i5.1263. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1263. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos