Epistemologia, História e Ensino da Matemática: reflexões sobre formação e Aprendizagem Significativa

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano
  • Karla Jaqueline Souza Tatsch Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i3.1258

Palavras-chave:

Racionalidade crítica, Filosofia da Matemática, Ensino interdisciplinar, Aprendizagem Significativa, Atitude ativa

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da teoria histórico-epistemológica de Lakatos, com ênfase no conhecimento matemático, cujo propósito é provocar reflexões acerca da formação e da prática docente, por meio de uma relação com a teoria da aprendizagem significativa, proposta por Moreira. Propõe-se, expor as diretrizes metodológicas dos Programas de Pesquisa Científica, ressaltar a importância dos aspectos históricos e epistemológicos na produção do conhecimento matemático, questionar o predomínio, no ensino da matemática, de uma concepção empírico-indutivista, defender a promoção de uma prática educativa que estimule um ensino interdisciplinar e contextualizado, o entrelaçamento de saberes das diferentes áreas, a valorização do conhecimento específico como instrumento para estabelecer e compreender suas relações entre as diferentes áreas. Enfim, intenciona-se fomentar uma aprendizagem que seja significativa e voltada para o desenvolvimento da racionalidade crítica, em que os estudantes são incentivados a assumir uma atitude ativa e participativa nas discussões e no desenvolvimento das ideias matemáticas.

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Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano

Doutor em Filosofia da Educação - PPGE/UFPEL. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS - UNIFRA.

Karla Jaqueline Souza Tatsch, Centro Universitário Franciscano

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Professor Assistente no Curso de matemática - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS - UNIFRA.

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

ALVES, M. A.; TATSCH, K. J. S. Epistemologia, História e Ensino da Matemática: reflexões sobre formação e Aprendizagem Significativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 78–93, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i3.1258. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1258. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos