Sala de recursos multifuncional: o ensino de Ciências numa perspectiva inclusiva

  • Rejane Fernandes da Silva Vier Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Salas de Recursos Multifuncionais, Inclusão Educacional

Resumo

Este artigo discute o papel das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no ensino de ciências para alunos público-alvo da educação especial, na percepção dos professores, tendo por objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão educacional, por meio do ensino de Ciências, bem como identificar os avanços e os retrocessos no trabalho desenvolvido pelos professores na prática educacional inclusiva. A abordagem metodológica foi qualitativa de cunho exploratório. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista com os professores que atuam na classe comum do ensino regular com a disciplina de Ciências, nas séries finais do Ensino Fundamental, professores da SRM e equipe pedagógica, em uma escola da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa, Paraná, que oferta o programa de atendimento educacional especializado. Os resultados obtidos nesse estudo ressaltam a possibilidade de promover a inclusão educacional por meio do ensino de Ciências, tendo em vista a proximidade dos conteúdos com o cotidiano dos alunos. Entretanto, destaca-se a importância da proposta numa perspectiva coletiva e participativa, que promova de fato a Inclusão Educacional no ambiente escolar.

 

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Biografia do Autor

Rejane Fernandes da Silva Vier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda - PPGECT-  UTFPR- Campus Ponta Grossa PR

 

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 

Professora Dra. -Mestrado PPGECT – UTFPR- Campus Ponta Grossa PR

 

Referências

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Publicado
2017-09-28
Como Citar
VIER, R. F. DA S.; SILVEIRA, R. M. C. F. Sala de recursos multifuncional: o ensino de Ciências numa perspectiva inclusiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 129-141, 28 set. 2017.
Seção
Artigos Gerais