A construção do conceito de número e do Sistema Decimal nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1248Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Conceito de Número, Sistema Decimal, Livros de Aritmética, Cultura EscolarResumo
Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas buscavam ensinar a língua materna, Matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. O artigo discute a construção do conceito de número e do sistema decimal nas aritméticas editadas pela Igreja Luterana para as escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado. O estudo está fundamentado no referencial da pesquisa histórica e do conceito de cultura escolar. Analisando-se as edições da Primeira Aritmética da série Ordem e Progresso e da série Concórdia e as duas edições da Segunda Aritmética da série Concórdia, observou-se a construção do conceito de número pelo método de ensino intuitivo, predominando associações com elementos do contexto dos alunos das escolas paroquiais. Na construção do sistema decimal foram utilizados materiais concretos e o quadro valor lugar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.