A construção do conceito de número e do Sistema Decimal nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1248

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Conceito de Número, Sistema Decimal, Livros de Aritmética, Cultura Escolar

Resumo

Em 1900, o Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas buscavam ensinar a língua materna, Matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. O artigo discute a construção do conceito de número e do sistema decimal nas aritméticas editadas pela Igreja Luterana para as escolas paroquiais luteranas gaúchas do século passado. O estudo está fundamentado no referencial da pesquisa histórica e do conceito de cultura escolar. Analisando-se as edições da Primeira Aritmética da série Ordem e Progresso e da série Concórdia e as duas edições da Segunda Aritmética da série Concórdia, observou-se a construção do conceito de número pelo método de ensino intuitivo, predominando associações com elementos do contexto dos alunos das escolas paroquiais. Na construção do sistema decimal foram utilizados materiais concretos e o quadro valor lugar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil

 

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

KUHN, M. C.; BAYER, A. A construção do conceito de número e do Sistema Decimal nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–18, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i1.1248. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1248. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos