O estudo das ondas eletromagnéticas a partir do enfoque CTS: uma possibilidade para o Ensino de Física no Ensino Médio

  • Ederson Carlos Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Polonia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ensino de Física, Sequência Didática, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), Ondas Eletromagnéticas

Resumo

O presente artigo refere-se a uma investigação com estudantes da terceira série do Ensino Médio, na qual foi realizada uma sequência didática para estudo de ondas eletromagnéticas. A sequência didática foi estruturada a partir perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a fim de promover um ambiente de aprendizagem diferente do convencional, no qual os alunos pudessem interagir entre si e ampliar sua visão sobre a ciência, sobre tecnologia e principalmente sobre suas implicações na sociedade. Foram realizados seis encontros em uma turma de treze alunos em uma escola pública no município de Farol, PR. A coleta de dados ocorreu por meio de questões problema respondidas pelos alunos e notas de campo do pesquisador. Os dados foram analisados seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa e os resultados foram organizados em três categorias definidas pelos aspectos abordados nas atividades e pelo conhecimento físico envolvido.  Os resultados evidenciam a importância e a potencialidade das atividades desenvolvidas, destacando-se quatro aspectos: a motivação dos alunos para o cumprimento das atividades propostas, a organização dos trabalhos nos pequenos grupos, uma predisposição para estudar os conteúdos de física e principalmente o estabelecimento de relações da física com aplicações tecnológicas. Podemos aqui inferir, que a única mudança no contexto escolar nesse período foi a postura do professor com relação à turma, nessa proposta a postura do professor foi de facilitador e mediador dos debates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A.. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da Educação. Revista Ciência & Educação. V. 7, nº 1, p. 15-27, 2001.

AULER, D.. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. Tese de Doutorado. 2002, 257f. Tese ( Doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

AZEVEDO, R. O. M. et. al. O enfoque na formação de professores de ciências e a abordagem de questões sociocientíficas, In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, Águas de Lindóia/SP, 2013, Atas..., São Paulo: 2013. http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0325-1.pdf acesso em: 04/12/2016>.

BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Rio de Janeiro: Edições 70, 1977.

BATISTA, M. C.. Um estudo sobre o ensino de astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. Tese de Doutorado. 2016, 183f.Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

BONADIMAM, H.; NONENMACHER, S. E. B.. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física: vol. 24, nº 2, p.194-223, 2007. http://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5165466.pdf Acesso em: 23/11/2015>.

BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do ensino médio, Etapa II – Caderno III: Ciências da Natureza. Curitiba: UFPR/ Setor da Educação, 2014.

FREIRE, P.. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FIGUEIREDO, A; PIETROCOLA, M.. Luz e Cores. São Paulo: FTD, 2000.

MOREIRA, M. A.. O que é afinal aprendizagem significativa. Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais - Instituto de Física - Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá- MT. 2010. Aceito para publicação, Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S.. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

NOVAK, J. D.; GOWIN, B.. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano, 1999.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A.. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Revista Ciência & Educação. V. 13, nº 1, p. 71-84, 2007.

RESQUETTE, S.O.. Uma sequência didática para o ensino da radioatividade no nível médio, com enfoque na história e filosofia da ciência e no movimento cts. Tese de Doutorado. 2013, 281f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

ROSA, C. W da; ROSA, A. B. da.. O Ensino de Ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações Educacionais. Revista Ibero-americana. Nº 58/2, 24 p. 2012. https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=Situa%C3%A7%C3%A3o+atual+do+ensino+d e+f%C3%ADsica+no+brasil > acesso 18/06/2016.

SANCHES, M. B.; Neves, M. C. D. S.. A Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma reflexão didática. Maringá: Eduem, 2011.

SANTOS, W. L. P. dos.. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Revista Ciência & Ensino. V. 1, número especial de 2007.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F.. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência- Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. V. 2, nº 2, p. 110-132, dez, 2000.

SENRA, C. P.. Uma proposta para enriquecer o ensino de física: os projetos de pesquisa e a abordagem cts. 2011.Dissertação de Mestrado. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=Situa%C3%A7%C3%A3o+atual+do+ensino+ de+f%C3%ADsica+no+brasil: acesso em 10/09/2016.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado
2017-04-07
Como Citar
GOMES, E. C.; BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. O estudo das ondas eletromagnéticas a partir do enfoque CTS: uma possibilidade para o Ensino de Física no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 109-125, 7 abr. 2017.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)