Concepção dos estudantes de Engenharia Mecânica sobre sustentabilidade e Educação Ambiental

Autores

  • Ana Claudia Siqueira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Fabiana Aparecida Vilaça Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Lima do Val Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i5.1232

Palavras-chave:

Engenharia, Educação Ambiental, Concepção dos Estudantes

Resumo

As ameaças à diversidade biológica estão aumentando devido às demandas de uma população que cresce rapidamente e aos contínuos avanços tecnológicos. Surge, então, a necessidade de buscar o desenvolvimento sustentável a fim de buscar ações que propiciem a preservação da biodiversidade sem impedir o progresso da sociedade. Uma alternativa para implantar a educação ambiental e a sustentabilidade no dia-a-dia da sociedade é investir na educação dos nossos jovens. Os cursos de engenharia são estruturados para oferecer aos seus estudantes conhecimentos técnicos, e, diante da realidade atual, precisam incluir o contexto socioambiental em seus currículos. Mas, apesar disso, o ensino de engenharia ainda parece estar fundamentado na cultura de resolução de problemas. Assim, torna-se urgente a necessidade de se refletir e modificar o ensino de Engenharia, para que os futuros engenheiros possam ser atuantes em questões como desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Diante dessa problemática, foi elaborada a presente pesquisa qualitativa para averiguar a concepção dos estudantes do Curso de Engenharia Mecânica de uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no município de São Paulo, sobre sustentabilidade e educação ambiental.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

SIQUEIRA, A. C.; VILAÇA, F. A.; VAL, M. L. do; FRENEDOZO, R. de C. Concepção dos estudantes de Engenharia Mecânica sobre sustentabilidade e Educação Ambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 53–62, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i5.1232. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1232. Acesso em: 5 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos