Ambientes colaborativos para ensino de Eletrônica e Lógica de Programação

  • Gilmar Ferreira de Aquino Filho Universidade Cruzeiro do Sul
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Tecnologia, Sistemas Digitais, Ensino

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma estratégia de ensino como ferramenta de apoio na aprendizagem de Eletrônica Básica e Lógica de Programação, a qual se utiliza de ambiente colaborativo de aprendizagem e objetos de aprendizagem. A estratégia de ensino proposta visa à despertar o interesse de alunos em disciplinas consideradas técnicas e oferecer material didático que produza conceitos cumulativos e esclarecedores, utilizando-se de computadores, tablets ou smartphones. O estudo apresenta uma metodologia de investigação com orientação interpretativa onde se investiga a prática docente. O estudo indicou que a estratégia proposta produziu resultados favoráveis para a utilização de ambientes colaborativos e objetos de aprendizagem, possibilitando a que os alunos pudessem aprender de forma mais significativa e motivadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, L.H, AMARAL, C.L.C, Tecnologias de comunicação aplicadas à educação. In: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral. (Org.). Interações Virtuais: Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa a Distância. São Carlos: Editora Claraluz, 2008, v.1, p.11 - 20.

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D., HANESSIAN, H., Educational psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston. Reimpresso em inglês por Werbel & Peck, New York, 1986.

CAJUEIRO,J. Mapa de karnaugh. http://www2.ee.ufpe.br/joaopaulo/tecnicas/karnaugh.pdf. Acesso em 29 de agosto de 2015.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim et al. Blog: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Disponível em:. Acesso em 03/04/2015;

JOHNSON, Doug. Blogging y el especialista em mídias. 2007. Disponível em http://www.eduteka.org/Especialista/Mesos.php. Acesso em 25/04/2015.

PATRÓN Guillermo, Oscar E.; TAROUCO Rockenbach, Liane M.; ENDRES Magalhães, Luiz A. Desenvolvimento de objetos educacionais: experimentos em hidráulica. Renote – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, maio, 2005.

VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

Publicado
2016-12-22
Como Citar
FILHO, G. F. DE A.; SCHIMIGUEL, J.; AMARAL, L. H. Ambientes colaborativos para ensino de Eletrônica e Lógica de Programação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 5, p. 31-39, 22 dez. 2016.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>