Sobre o papel dos signos em atividades de Modelagem Matemática

Autores

  • Michele Regiane Dias Veronez Universidade Estadual do Paraná
  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i3.1227

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Semiótica, Funções dos signos

Resumo

Envolvidos com atividades de modelagem matemática os alunos têm oportunidade de utilizar e/ou produzir signos associados à situação, ao problema, aos objetos matemáticos e à resposta reconhecida como uma solução para o problema. A caracterização de signo é pautada na concepção de Charles Sanders Peirce – de que signo é algo que está no lugar de outra coisa – e, nas assertivas de Heinz Steinbring, de que o signo tem duas funções, uma função semiótica e uma função epistemológica. Com o propósito de investigar o papel dos signos nos encaminhamentos dados pelos alunos na busca por solução para o problema, apresentamos uma atividade de modelagem matemática, identificando os signos utilizados e/ou produzidos por eles. Como resultado inferimos que os signos, associados às suas funções semiótica e epistemológica, se complementam, indicando que além dos signos representarem algo que os alunos pretendem comunicar, sinalizam mobilização e/ou produção de conhecimento acerca do que o signo representa.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

VERONEZ, M. R. D.; ALMEIDA, L. M. W. de. Sobre o papel dos signos em atividades de Modelagem Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 142–157, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i3.1227. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1227. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos