A Educação Comparada como perspectiva teórica em estudos curriculares na Educação Matemática

Autores

  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Célia Maria Carolino Pires Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i3.1224

Palavras-chave:

Educação Comparada, Currículos de Matemática, Investigações Curriculares, Diversidade Cultural

Resumo

O presente artigo visa a discutir preceitos que permearam o desenvolvimento do projeto “Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina”, defendendo tal base teórica no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, são debatidos aspectos conceituais e epistemológicos que nortearam a construção do referido projeto de pesquisa, bem como a proposição da diversidade cultural como norteadora de estudos de currículos de Matemática, tomando assim o pós-colonialismo como pressuposto teórico.

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

GONÇALVES, H. J. L.; PIRES, C. M. C. A Educação Comparada como perspectiva teórica em estudos curriculares na Educação Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–20, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i3.1224. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1224. Acesso em: 31 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos