Sequência de ensino investigativa: problematizando aulas de Ciências nos anos iniciais com conteúdos de Eletricidade

  • Lidiany Bezerra Azevedo UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Elton Casado Fireman Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Eletricidade, Conhecimento físico, Sequência de ensino investigativa

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir a temática de eletricidade nos primeiros anos do Ensino fundamental, pois acreditamos que o aluno deste cedo já deve ser estimulado a aprender os conteúdos de física e especialmente um tema de suma importância, que faz parte do cotidiano das crianças. Sendo assim, desenvolvemos uma sequência de ensino investigativa, abordando os conteúdos de eletricidade, visto que os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de Ciências consideram importante a presença destes conteúdos no ensino fundamental. Diante disso, a pesquisa proposta será de natureza qualitativa, tipo pesquisa ação, desenvolvida em uma turma do 5° ano do ensino fundamental, sendo o local de pesquisa uma Escola do Município de Palmeira dos Índios no estado de Alagoas. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e gravações em áudio. Para análises de dados, utilizaremos a análise de conteúdos baseados em alguns indicadores de   Alfabetização cientifica   propostos por Sasseron e Carvalho (2008). Os resultados apontaram que o ensino por investigação é uma metodologia que proporciona ao aluno um aprendizado eficaz e que as práticas investigativas contribuem para que os alunos possam se alfabetizar cientificamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiany Bezerra Azevedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas e Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Mestranda no ensino de Ciências e Matemática-PPGECIM/UFAL. Especialista em Gestão dos Direitos Sociais e Serviços Sociais e Docência para o Ensino Superior.

 

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2000.

BRICCIA, Viviane. Sobre a natureza da Ciência e o ensino. In: Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p.111–128, 2013.

BIZZO, Nelio. Ciências: Fácil ou Difícil? São Paulo: Biruta, 2009

BRITO, Liliane Oliveira; FIREMAN, Elton. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/ppgecim/disertações-2014/ensino-de-ciencias-por-investigacao-uma-estrategia-pedagogica-para-promocao-da- alfabetizacao-cientifica-nos-primeiros-anos-do-ensino-fundamental. Acesso: 14 de out.2015.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

PIZARRO.Mariana Vaitiekunas.Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90960/pizarro_mv_me_bauru.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 set. 2015.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de;.Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Disponível em:<http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização Científica no Ensino Fundamental: A Proposição e a procura de Indicadores do processo. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID199/v13_n3_a2008.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2016.

SANTOS, Priscilla Carmona do. A utilização de recursos de ensino deciências: tendências entre 1997 e 2007. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2015.

SEDANO, Luciana. Ciências e Leitura:um encontro possível. In: Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 77-91, 2013.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2017-07-05
Como Citar
AZEVEDO, L. B.; FIREMAN, E. C. Sequência de ensino investigativa: problematizando aulas de Ciências nos anos iniciais com conteúdos de Eletricidade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 143-161, 5 jul. 2017.
Seção
Artigos Gerais