Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Educacionais: possibilidades e aproximações por meio de uma revisão sistemática de literatura

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Jeferson Takeo Padoan Seki Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Bárbara Nivalda Palharini Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • João Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Ariel Cardoso da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Willian Damin Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Bianca de Oliveira Martins Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais Educacionais, Revisão Sistemática de Literatura, Teses e Dissertações

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento sobre a Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais em Teses e Dissertações resultantes de programas de Pós-Graduação, com notas 5, 6 e 7, conceituados pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, de janeiro de 2010 a maio de 2016, em consultas aos sites dos programas. A fim de responder a questão de pesquisa: Quais são as Tecnologias Digitais Educacionais utilizadas no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática? os encaminhamentos metodológicos seguiram os pressupostos de uma Revisão Sistemática de Literatura por meio de dois momentos. Inicialmente foram selecionadas as produções referentes Modelagem Matemática na Educação Matemática e posteriormente uma síntese foi elaborada em relação ao uso de tecnologias digitais educacionais nas produções pesquisadas.  Os resultados apontam para diferentes usos da Internet e de softwares educacionais em atividades de Modelagem Matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado Ciências e Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (2004), especialista em Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio (2006), Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente (2015). Atualmente é docente do curso de Matemática e do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio.

Jeferson Takeo Padoan Seki, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, Professor colaborador na área/subárea Matemática da UENP, campus, Cornélio Procópio. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - GEPIEEM. No momento, as pesquisas têm abordado os seguintes assuntos: Modelagem Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores.

Bárbara Nivalda Palharini, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 2007) e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2010), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, Professora Assistente e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio. Os temas e linhas de pesquisa e de atuação docente são: Educação Matemática e Modelagem Matemática. Membro dos grupos de pesquisa: GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática (UEL) e GEPIEEM Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (UENP).

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Informática - Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2014) e Mestre em Educação - Informática na Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Atualmente é Professor de Ensino Superior e Pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP CCP), docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino - UENP CCP e líder do Grupo de de Estudo e Pesquisa GEPIEEM, cadastrado no CNPq. Atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação, Processos de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais e temas relacionados à Educação, Educação Matemática (uso das TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem e na formação docente. 

Ariel Cardoso da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Atualmente é bolsista de iniciação a docência PIBID da Universidade Estadual do Norte do Paraná e bolsista voluntário de iniciação científica da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, educação matemática e modelagem matemática.

Willian Damin, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). É Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Unidade Ponta Grossa - Pr. Atualmente é Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Unidade Ponta Grossa - Pr.

Bianca de Oliveira Martins, Universidade Estadual de Londrina

Bianca de Oliveira Martins é graduanda no Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio. Bolsista na área de Matemática do PIBID (programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no período 2014-2016. Atualmente é Bolsista na área de Matemática do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) pela Fundação Araucária e participa do grupo de pesquisa GEPIEEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - UENP).

Referências

ARAÚJO, J. de L. Cálculo, Tecnologias e Modelagem Matemática: as discussões dos alunos. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E.; PALHARINI, B. N. Os" Mundos da Matemática" em Atividades de Modelagem Matemática. Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 907-934, 2012.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 1. ed., São Paulo: Editora Contexto, 2002.

BEAN, D. A modelagem de Monteiro Lobato: o caso da fábula a cigarra e a formiga. Em: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 9., 2015, São Carlos. Anais..., São Carlos: Sbem, p. 1–16, 2015.

BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V.; Percepções de Professores sobre o Uso da Modelagem Matemática em Sala de Aula. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 26, n. 43, p.1049-1079, ago. 2012.

BORBA, M. C.; CHIARI, A. S. S. Diferentes Usos de Tecnologias Digitais nas Licenciaturas em Matemática da UAB. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p. 127-147, maio/ago. 2014.

BORSSOI, A. H. Modelagem matemática, aprendizagem significativa e tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais. 2013. 256 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

BONOTTO, D. L.; SCHELLER, M.; BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nas ciências e matemática: percepção de professores em formação continuada. Em: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, IX, São Carlos: Anais, p. 1-15, 2015.

BRASIL, MEC, SEB. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEB, 2006.

BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: uma perspectiva para a Educação Básica. Ponta Grossa: Editora UEPG, 148 p., 2010.

BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino- aprendizagem. 1992. 130 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a sala de aula. Em: Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 1., 2004, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2004. p. 1-10, 2004.

DELLA VECCHIA, R. A Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético. 2012. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2012.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

MALHEIROS, A. P. dos S. A produção matemática dos alunos em um ambiente de modelagem. 2004. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Instituto de Geociências e Ciências Exatas Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

OLIVEIRA, G. P.; MARCELINO, S. B. Estratégias didáticas com o software Superlogo: adquirir fluência e pensar com tecnologias em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 4, p. 816-842, 2015.

PARANHOS, M. de M. Parametrização e Movimentação de Curvas e Superfícies para uso em Modelação Matemática. 2015. 154 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Curitiba: SEED, p. 1-81, 2008.

PEREIRA, R. dos S. G.; DOS SANTOS JÚNIOR, G. Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico. Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 531, 2013.

SALANDINI, E. J. de A. A Modelagem Matemática na Introdução do Conceito de Equação para alunos de sétimo ano do Ensino Fundamental. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

SEKI, J. T. P.; SILVA, A. C.; PEREIRA, R. S. G. Formação continuada e modelagem matemática: um estudo dos anais de eventos da educação matemática. Em: Encontro Nacional de Educação Matemática, 13., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: UNICSUL, p. 1–13, 2016.

SOARES, D. da S. Uma Abordagem Pedagógica Baseada na Análise de Modelos para Alunos de Biologia: qual o papel do software? 2012. 341 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2012.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele UK Keele University- Publisher: Citesser, 33(TR/SE-0401), 28, 2004.

VERTUAN, R. E. Um olhar sobre a modelagem matemática à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2007. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

Publicado
2017-07-05
Como Citar
PEREIRA, R. DOS S. G.; SEKI, J. T. P.; PALHARINI, B. N.; COELHO NETO, J.; SILVA, A. C. DA; DAMIN, W.; MARTINS, B. DE O. Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Educacionais: possibilidades e aproximações por meio de uma revisão sistemática de literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 80-94, 5 jul. 2017.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)