Abordagem dada aos logaritmos no material de apoio do Estado de São Paulo, à luz da Resolução de Problemas e do Currículo

Autores

  • Alessandra Carvalho Teixeira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0001-6892-606X
  • Aline Franco de Brito Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1208

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Médio, Currículo, Resolução de Problemas, Logaritmos

Resumo

O ensino dos Logaritmos deve permitir ao aluno perceber sua universalidade e distinguir as especificidades de seus usos, além de ser uma operação que pode dar origem a funções matemáticas. O presente trabalho tem como objetivo analisar como o Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Aluno, Volume 2, de Matemática para a 1ª série do Ensino Médio, aborda o conteúdo Logaritmos à luz de teorias acerca da Resolução de Problemas e do Currículo, visto que o rede possui o Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010). A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa com uso de técnica de análise documental. Constatamos que a Situação de Aprendizagem analisada atende às prescrições curriculares em termos de habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos. Os problemas evidenciam a relação da Matemática e, particularmente, dos Logaritmos com outras áreas do conhecimento. Apesar disso, em geral, os problemas propostos não permitem que o aluno elabore suas próprias estratégias de resolução e há uma quantidade significativa de problemas fechados, o que limita o aluno apenas à reprodução de procedimentos prescritos, sem que possa explorar as diferentes possibilidades de resolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

TEIXEIRA, A. C.; ALLEVATO, N. S. G.; BRITO, A. F. de. Abordagem dada aos logaritmos no material de apoio do Estado de São Paulo, à luz da Resolução de Problemas e do Currículo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 95-111, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i4.1208. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1208. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos