Abordagem dada aos logaritmos no material de apoio do Estado de São Paulo, à luz da Resolução de Problemas e do Currículo

  • Alessandra Carvalho Teixeira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0001-6892-606X
  • Aline Franco de Brito Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino Médio, Currículo, Resolução de Problemas, Logaritmos

Resumo

O ensino dos Logaritmos deve permitir ao aluno perceber sua universalidade e distinguir as especificidades de seus usos, além de ser uma operação que pode dar origem a funções matemáticas. O presente trabalho tem como objetivo analisar como o Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Aluno, Volume 2, de Matemática para a 1ª série do Ensino Médio, aborda o conteúdo Logaritmos à luz de teorias acerca da Resolução de Problemas e do Currículo, visto que o rede possui o Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010). A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa com uso de técnica de análise documental. Constatamos que a Situação de Aprendizagem analisada atende às prescrições curriculares em termos de habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos. Os problemas evidenciam a relação da Matemática e, particularmente, dos Logaritmos com outras áreas do conhecimento. Apesar disso, em geral, os problemas propostos não permitem que o aluno elabore suas próprias estratégias de resolução e há uma quantidade significativa de problemas fechados, o que limita o aluno apenas à reprodução de procedimentos prescritos, sem que possa explorar as diferentes possibilidades de resolução.

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Referências

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Como Citar
TEIXEIRA, A. C.; ALLEVATO, N. S. G.; BRITO, A. F. DE. Abordagem dada aos logaritmos no material de apoio do Estado de São Paulo, à luz da Resolução de Problemas e do Currículo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 4, p. 95-111, 11.
Seção
Artigos Gerais

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