Utilização de questões do SARESP para análise de erros e dificuldades dos alunos em questões sobre Álgebra

Autores

  • Alessandro Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Barbara Lutaif Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1207

Palavras-chave:

Educação Algébrica, Estratégias, Erros, Saresp

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é apresentar a possibilidade de utilização de itens de avaliações externas à escola para análise dos erros e dificuldades dos alunos em questões de Álgebra. As análises que apresentamos fazem parte de uma pesquisa cujo objetivo principal foi o de analisar as estratégias dos alunos com foco nos erros cometidos e dificuldades apresentadas ao resolverem um instrumento de coleta de dados composto por 13 questões envolvendo Álgebra, escolhidas nos relatórios pedagógicos do Sistema de Avaliação da Aprendizagem Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dos anos de 2008 a 2011. Adotamos as categorias de erros: dados mal utilizados, interpretação incorreta de linguagem, inferências logicamente inválidas, teoremas ou definições distorcidos, falta de verificação da solução e erros técnicos. Os resultados mostraram que os erros cometidos pelos alunos são, em sua maioria, técnicos.

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Como Citar

GONÇALVES, A.; BIANCHINI, B. L. Utilização de questões do SARESP para análise de erros e dificuldades dos alunos em questões sobre Álgebra. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 79–94, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i4.1207. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1207. Acesso em: 28 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos