Discussões sobre as Licenciaturas em Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1206

Palavras-chave:

Institutos Federais, Formação de professores, Matemática

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo discutir a importância de pesquisas sobre a formação de professores de Matemática nos Institutos Federais. Com a criação dos Institutos Federais, a oferta de licenciaturas passa a ser uma obrigatoriedade para essas instituições, que tradicionalmente se ocupavam do ensino técnico, tecnológico ou agrícola. Diante da complexidade, da natureza e da heterogeneidade desses institutos, de suas características e diante da relevância de estudos sobre essa formação, suscita-se uma reflexão sobre as discussões e os estudos que tomam por objeto as licenciaturas em Matemática ali promovidas. Evidencia-se que, nas diversas políticas que regem os institutos, há significativo incentivo à capacitação e à qualificação do corpo docente e ao aproveitamento dos espaços físicos dessas instituições. Mesmo com uma natureza diferente, com características mais pragmáticas e tecnicistas, tem ocorrido nos institutos federais um investimento para favorecer uma satisfatória e adequada formação de professores de Matemática.

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Como Citar

BARBOSA, J. G.; LOPES, C. E. Discussões sobre as Licenciaturas em Matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 63–78, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i4.1206. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1206. Acesso em: 5 fev. 2023.

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