Professores do 1º ano que ensinam Matemática no Ensino Fundamental da rede Estadual de São Paulo: uma possibilidade de mudança da prática a partir da formação

Autores

  • Suzete de Souza Borelli Universidade Cruzeiro do Sul
  • Débora Reis Pacheco Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Célia Maria Carolino Pires Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1205

Palavras-chave:

Formação de professores, planejamento coletivo, Reflexão na e sobre a ação

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o planejamento desenvolvido durante um projeto de formação com professores do 1º ano que ensinam Matemática na rede estadual de São Paulo e verificar quais as contribuições dessa formação para a melhoria de ensino. Utilizamos referências teóricas que abarcam discussões sobre a prática, tendo como foco o conhecimento dos professores, a reflexão na e sobre a ação. Também nos baseamos em teorias que discutem o planejamento, considerando esse percurso de planejar como uma trajetória hipotética de aprendizagem, uma vez que ela permite o mapeamento de dúvidas sobre os conteúdos que serão ensinados, a partir do conhecimento dos alunos. Como um dos resultados, verificamos que o planejamento coletivo detalhado possibilitou maior compreensão sobre os objetivos e os conteúdos selecionados para a realização das atividades, melhorando as intervenções feitas pelos professores durante a sua realização. Além disso, a formação propiciou a ampliação dos conhecimentos matemáticos, uma vez que eram discutidos como sustentação teórica para o desenvolvimento das atividades que os alunos iriam fazer. Nesse sentido, a formação andou par e passo com o trabalho que os professores realizavam em sala de aula.

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Como Citar

BORELLI, S. de S.; PACHECO, D. R.; PIRES, C. M. C. Professores do 1º ano que ensinam Matemática no Ensino Fundamental da rede Estadual de São Paulo: uma possibilidade de mudança da prática a partir da formação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 49–62, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i4.1205. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1205. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos