Estudos de Aula (“Lesson Study”) como metodologia de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1202

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de Professores, Estudo de Aula

Resumo

Estudos de Aula (“Lesson Study”) é uma metodologia usada para desenvolvimento profissional de professores apontada como capaz de incentivar a reflexão e a colaboração entre eles. Pesam os fatos de ser baseada em evidências - já que professores avaliam os métodos de ensino que estão tentando desenvolver - e usa a voz do estudante para desenvolver a qualidade do ensino. Seu uso pode ser resumido em três etapas: planejamento coletivo de uma aula, execução da aula planejada por um professor sendo observada pelos demais e reflexão dos pontos fortes e sobre a melhora da aula executada. Esse artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que envolveu o uso dessa metodologia num curso de formação continuada direcionado para professores do 3º ano do Ensino Fundamental da Diretoria Leste I da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A metodologia mostrou-se eficaz no âmbito do contexto observado, centrando o foco na formação dos cursistas, produzindo posturas investigativas e colaborativas nas professoras e promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria do plano de aula estudado e de sua execução.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

MERICHELLI, M. A. J.; CURI, E. Estudos de Aula (“Lesson Study”) como metodologia de formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 15–27, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i4.1202. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1202. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2