Estudos de Aula (“Lesson Study”) como metodologia de formação de professores

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Formação de Professores, Estudo de Aula

Resumo

Estudos de Aula (“Lesson Study”) é uma metodologia usada para desenvolvimento profissional de professores apontada como capaz de incentivar a reflexão e a colaboração entre eles. Pesam os fatos de ser baseada em evidências - já que professores avaliam os métodos de ensino que estão tentando desenvolver - e usa a voz do estudante para desenvolver a qualidade do ensino. Seu uso pode ser resumido em três etapas: planejamento coletivo de uma aula, execução da aula planejada por um professor sendo observada pelos demais e reflexão dos pontos fortes e sobre a melhora da aula executada. Esse artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que envolveu o uso dessa metodologia num curso de formação continuada direcionado para professores do 3º ano do Ensino Fundamental da Diretoria Leste I da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A metodologia mostrou-se eficaz no âmbito do contexto observado, centrando o foco na formação dos cursistas, produzindo posturas investigativas e colaborativas nas professoras e promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria do plano de aula estudado e de sua execução.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: XVIII Encontro Anual da SBPN e Simpósio Brasil-Japão, 2009, São Paulo, SP. Anais do SBPN 09. São Paulo, SP: SBPN, 2009.

BALDIN, Y. Y.; FELIX, T. F. A pesquisa de aula (Lesson Study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife, PE. Anais da XIII CIEM. Recife, 2011.

BAPTISTA, M. et al. Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In: XXIII SIEM, 2012, Coimbra. Actas do XXIII SIEM. Coimbra, 2012a.

BAPTISTA, M. et al. O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional. In: Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática. p. 494 - 505, 2012b.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BORELLI, S.; PACHECO, D.; PIRES, C. Formação de professores do 1º ano que ensinam matemática no ensino fundamental da Rede Estadual de São Paulo: uma experiência de planejamento coletivo em um projeto de pesquisa. Disponível em: http://sbempe.cpanel0179.hospedagemdesites.ws/enem2016/anais/pdf/5138_2327_ID.pdf. Acesso em: 04 out. 2016.

CARDOSO, C. Estudos de aula: Contributo para uma cultura participada de desenvolvimento profissional e da qualidade do ensino e das aprendizagens. In: A página da educação. n. 161, p. 8. Lisboa, 2006.

COELHO, F.; VIANNA, C.; OLIVEIRA, A. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. In: Vidya, v. 34, n. 2, p. 1- 12, jul./dez. 2014.

CURI, E. Educação matemática na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental : uma experiência de docência compartilhada. In: XII EPREM-Encontro Paranaense de Educação Matemática. Anais do XII EPREM. 2014.

DUBIN, J. Teachers Embrace the Japanese Art of Lesson Study. In: Education Digest: Essential Readings Condensed for Quick Review, v. 75, n. 6, p. 23-29, fev. 2010.

FELIX, T. F. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática segundo a proposta curricular do Estado de São Paulo, com a Metodologia da Pesquisa de Aula (Lesson Study). Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, PPGECE - UFSCar, 2010.

FEOFILOFF, P. Algoritmos gulosos. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~pf/analise_de_algoritmos/aulas/guloso.html. Acesso em: 10 dez. 2015.

MANDARINO, M. et al. Escutando aprendizes: implicações para a pesquisa em ensino de matemática. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Caderno de Resumos, p. 24, 2009.

MERICHELLI, M.; SOUZA, I. As aprendizagens profissionais de um grupo de professores em um estudo de aula. Disponível em: http://sbempe.cpanel0179.hospedagemdesites.ws/enem2016/anais/pdf/4723_3790_ID.pdf. Acesso em: 04 out. 2016.

NUNES, C.; SILVESTRE, A. I.; JACINTO, H. A abordagem lesson study no ensino de equações do 1.º grau: um caso de desenvolvimento profissional. In: XXIII SIEM, 2012, Coimbra. Actas do XXIII SIEM. Coimbra, 2012.

PONTE, J. P. et al. Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula. In: Pesquisas em Formação de Professores na Educação Matemática, n. 5, p. 7-24, 2012.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Comunicação e processos de raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. In: XXVI SIEM, 2015, Coimbra. Actas do XXVI SIEM. Coimbra, 2015.

RODRIGUES, I. O projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI: desenvolvimento na articulação com a pós graduação. Disponível em: http://sbempe.cpanel0179.hospedagemdesites.ws/enem2016/anais/pdf/5669_4404_ID.pdf. Acesso em: 04 out. 2016.

UTIMURA, G. Docência compartilhada na perspectiva de estudos de aula (lesson study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5 ano. 2015. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.

UTIMURA, G.; CURI, E. Nomeação dos prismas: descobertas e avanços de alunos e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Encontro de Produção Discente PUCSP/ Cruzeiro do Sul, 2014. Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul, v. 2, n. 1, p. 134-145, 2014.

UTIMURA, G. CURI, E. Nomeação dos prismas: descobertas e avanços de alunos e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 30-42, 2015.

UTIMURA, G.; CURI, E. Figuras geométricas espaciais: alunos de quinto ano e suas professoras aprendendo juntos. 1. ed., Curitiba: Appris, 2016.

Publicado
2016-11-17
Como Citar
MERICHELLI, M. A. J.; CURI, E. Estudos de Aula (“Lesson Study”) como metodologia de formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 4, p. 15-27, 17 nov. 2016.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>