Uma estratégia didática para discussão da concepção de Ciência e do cientista com alunos do Ensino Fundamental

  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí
  • Fernanda Maria de Sousa Calaça Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Concepção de Ciência, Cientista, Estratégia Didática

Resumo

O ensino da Natureza da Ciência (NdC) tem sido defendido como um dos caminhos para a construção de um cidadão alfabetizado cientificamente. Várias pesquisas retratam o papel da NdC na construção de currículos de ciência, com destaque ao contexto brasileiro. Contudo, as mesmas pesquisas também relatam a presença de concepções inadequadas da NdC em estudantes de todos os níveis de ensino. Este fato chama a atenção para a necessidade da elaboração de propostas didática que visem problematizá-las, buscando o ensino mais adequado de conteúdos sobre a NdC.  Neste trabalho buscamos justamente acessar a concepção de Ciência e da imagem do cientista de um grupo de estudantes do ensino fundamental, de uma escola pública, de Teresina- Piauí, com o intuito de construir uma sequência didática para problematização de possíveis concepções inadequadas. Os principais resultados da pesquisa apontam que (a) as concepções de Ciência e da imagem de cientista do grupo se aproximam das ditas inadequadas pela literatura e (b) a utilização de atividades lúdicas, reflexivas e interativas como, por exemplo, o jogo didático e o uso de vídeos potencializam o ensino de conteúdos sobre a NdC.

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Biografia do Autor

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2010) e Licenciado em Física (2005), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professor de Física do Ensino Médio, no período de Junho de 2003 à Março de 2010, no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, ministrando disciplinas do curso básico de Física e a disciplina de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Exerceu o cargo de coordenador de curso (2012-2013). Pela mesma instituição, colaborou na Licenciatura em Física, modalidade Ead (2010-2012), coordenando disciplinas da área de ensino de Física. Foi coordenador do Pibid-Ciências da Natureza (Agosto de 2012 até Julho de 2015 ). Estuda sobre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) e suas interações com os demais componentes da base de ensino na formação inicial de professores de Ciências/Física e principalmente sobre o desenvolvimento/mobilização do PCK para o ensino da Natureza da Ciência. Interesse, em especial, nas relações entre História, Filosofia e Sociologia da Ciência e seu ensino, principalmente para a formação de professores de Ciências/Física.

Fernanda Maria de Sousa Calaça, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Ciências da Natureza pela UFPI, em 2015. Participou do Pibid de Ciências da Natureza, na mesma intituição (2009-2015).

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Publicado
2017-07-05
Como Citar
SILVA, B. V. DA C.; CALAÇA, F. M. DE S. Uma estratégia didática para discussão da concepção de Ciência e do cientista com alunos do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 183-196, 5 jul. 2017.
Seção
Artigos Gerais

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