Teoria e prática no âmbito do ensino médio: análise de casos no Piauí e Ceará para o Ensino de Biologia

Autores

  • Polyanna Milany Santos Pimentel Instituto Federal do Piauí
  • Marcos Vinícius Pereira Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Emanoela Moreira Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i3.1200

Palavras-chave:

Teoria, Prática, Novas Metodologias, Ensino de Biologia, Ensino Médio

Resumo

Neste artigo analisamos como os professores de Biologia da rede pública estadual estão em efetiva ação conciliando teoria e prática no contexto do ensino médio, considerando a realidade de duas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Figueiredo Correia em Fortaleza, no Ceará, e a Unidade Escolar Gabriel Ferreira em Teresina, no Piauí.  A pesquisa é fruto de observações e experiências em estágios durante a graduação que nos levaram a questionar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes em relação à teoria aliada a prática. Utilizamos uma abordagem predominantemente qualitativa, mas tendo a perspectiva quantitativa como suporte essencial para análise dos dados. Constatou-se que a teoria aliada à prática no ensino de Biologia ainda é deficiente nas escolas estudadas, inclusive, um importante fator identificado refere-se a ausências e deficiências, na formação continuada dos professores no sentido da capacitação destes para transmissão de um ensino de qualidade, em interconexão entre duas perspectivas: teórico-conceitual e a prática, ligada ao cotidiano. Nesse sentido, o uso de novas metodologias mostra-se como um caminho possível nesta direção, além da possibilidade de maior contextualização e interdisciplinaridade de fato, para o ensino de biologia no âmbito do Ensino Médio.  

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Biografia do Autor

Polyanna Milany Santos Pimentel, Instituto Federal do Piauí

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Marcos Vinícius Pereira Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí, Mestre em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Emanoela Moreira Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2002). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santo Agostinho , Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paiuí (UFPI). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de professores e Psicologia da Educação.

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

PIMENTEL, P. M. S.; OLIVEIRA, M. V. P.; MACIEL, E. M. Teoria e prática no âmbito do ensino médio: análise de casos no Piauí e Ceará para o Ensino de Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 158–173, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i3.1200. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1200. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos