Teoria e prática no âmbito do ensino médio: análise de casos no Piauí e Ceará para o Ensino de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v8i3.1200Palavras-chave:
Teoria, Prática, Novas Metodologias, Ensino de Biologia, Ensino MédioResumo
Neste artigo analisamos como os professores de Biologia da rede pública estadual estão em efetiva ação conciliando teoria e prática no contexto do ensino médio, considerando a realidade de duas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Figueiredo Correia em Fortaleza, no Ceará, e a Unidade Escolar Gabriel Ferreira em Teresina, no Piauí. A pesquisa é fruto de observações e experiências em estágios durante a graduação que nos levaram a questionar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes em relação à teoria aliada a prática. Utilizamos uma abordagem predominantemente qualitativa, mas tendo a perspectiva quantitativa como suporte essencial para análise dos dados. Constatou-se que a teoria aliada à prática no ensino de Biologia ainda é deficiente nas escolas estudadas, inclusive, um importante fator identificado refere-se a ausências e deficiências, na formação continuada dos professores no sentido da capacitação destes para transmissão de um ensino de qualidade, em interconexão entre duas perspectivas: teórico-conceitual e a prática, ligada ao cotidiano. Nesse sentido, o uso de novas metodologias mostra-se como um caminho possível nesta direção, além da possibilidade de maior contextualização e interdisciplinaridade de fato, para o ensino de biologia no âmbito do Ensino Médio.
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