Vamos bloggar professor? Possibilidades, desafios e requisitos para ensinar Matemática no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v1i2.12Palavras-chave:
Cibercultura, Ensino de Matemática, BlogsResumo
Apesar de todos os esforços, planejamentos e investimentos diversos em tecnologia e qualificação do professor, buscando auxiliá-lo a modificar sua prática docente e incorporar novos procedimentos ao seu cotidiano escolar, os resultados demonstram que ainda não obtivemos o resultado na escala desejada. O poder do docente em decidir como atuará na sua sala de aula convencional sempre existiu. O mesmo acontece na sala virtual. O que podemos fazer? Quais as alternativas para auxiliar a motivar o professor para uso de recursos tecnológicos? Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do impacto das tecnologias associadas à Web no cotidiano do docente, destacando as possibilidades, desafios e requisitos para o professor atuar no ciberespaço. As possibilidades e estruturas dos Blogs são apresentadas entendendo estes espaços como elementos alternativos para o ensino de Matemática.
Downloads
Referências
ARETIO, L.G.; CORBELLA. M. R.; FIGAREDO, D. D. De la Educación a Distancia a La Educación Virtual. Barcelona: Ariel, 2007.
BONK. C. The world is open: how Web technology is revolutionizing education. San Francisco: Jossey-Bass. 2009.
CIPRIANI, F. Blog Corporativo. São Paulo. Novatec, 2006
GALL, N.; GUEDES, P. Possibilidades para o Brasil. Ed: Instituto Braudel, 2010. (E- book disponível em http://www.braudel.org.br/). Acesso em: 13 Out. 2010.
GIRAFFA, L. M. M.. Uma odisséia no ciberespaço: o software educacional dos tutoriais aos mundos virtuais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, p. 1-13, 2009.
FRIEDMAN, T. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. São Paulo: Objetiva, 2007.
LEVY, O. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. LEVY, O. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
FORTES, L. O., GIRAFFA, L. M. M. Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de Matemática no ensino superior In: XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro/SP. XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro SP: UNESP, 2008. v.1. p.1 - 20
ORIHUELA, J. L. La Revolución de Los Blogs. Madrid: La Esfera de los Libros, 2006.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. In: On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001, p. 8-12.
PONTE. J. P., CANAVARRO, A.P. Matemática e as novas Tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta, 1997.
PRIMO, A. F. T. RECUERO, R. C. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista Famecos, Porto Alegre, 2003.
SILVA, M. Exigências para formação do professor na cibercultura. Disponível em: <http://www.educacaoadistancia.Blog.br/revista/ucp_marcosilva.pdf>. Acesso em: 13 Out. 2010.
TORRES, T., GIRAFFA, L. M. M., CLAUDIO, D. M. Laboratório Virtual para suporte ao ensino de Cálculo: Uma experiência no MOODLE In: 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2008, Santos-SP. 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2008. v. 1, p. 1–10.
TORRES, T., GIRAFFA, L. M. M.O Ensino do Cálculo numa perspectiva histórica: Da régua de calcular ao MOODLE. REVEMAT- Revista Eletrônica de Educação Matemática. , v. 1, p. 1-8, 2009.
VALENTE, J. A. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. Disponível em . Acesso em: 13 Out. 2010.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo zappiens − educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ZABALZA, M. La Autoestima De Los Educadores. Congreso Europeo: Aprender a ser, aprender a vivir juntos - Santiago de Compostela, Diciembre 2001. Disponível em <http://pdfcontact.com/download/4888145/>. Acesso em: 13 Out. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.