Álgebra e seu ensino: dando eco às múltiplas “vozes” da Educação Básica

Autores

  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1197

Palavras-chave:

Formação de professores de Matemática, Ensino de Álgebra, Compreensões de Álgebra e seu Ensino, Perfil conceitual

Resumo

O que se entende por Álgebra e seu Ensino tem sido combustível para o projeto de pesquisa “Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais” (OBEDUC/Capes), cujo objetivo geral é investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica com uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. A pesquisa é desenvolvida por um grupo heterogêneo que trabalha em colaboração, para elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos. Numa outra dimensão, investiga-se se e como a abordagem de perfis conceituais pode contribuir para constituir e/ou ampliar conhecimentos algébricos de professores e futuros professores. O objetivo específico deste artigo é apresentar e discutir as múltiplas “vozes” da Educação Básica em torno das diferentes compreensões da Álgebra e de seu Ensino. Dentre os principais resultados, revela-se como essas diferentes compreensões podem levar professores formadores e professores da escola básica a tomar essa importante área do conhecimento matemático “apenas” como um amontado de símbolos e procedimentos, na maior parte das vezes, desprovidos de significados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RIBEIRO, A. J. Álgebra e seu ensino: dando eco às múltiplas “vozes” da Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 1–14, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i4.1197. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1197. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos