Raciocínio combinatório: uma meta-análise com ênfase nas Representações Semióticas

Autores

  • Wilian Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i3.1196

Palavras-chave:

Raciocínio combinatório, Meta-análise, Registros de representação

Resumo

Este trabalho objetiva investigar se, e como, são mobilizados os registros de representação semiótica em quatro dissertações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que abordam o desenvolvimento do raciocínio combinatório por meio de atividades didáticas que tiveram a participação de alunos do ensino médio. Para tanto, o estudo embasa-se na meta-análise qualitativa, nos registros de representação semiótica e nas estratégias de resolução de atividades que envolvem raciocínio combinatório. Por meio de dez descritores, a análise dos dados permitiu concluir que o emprego das fórmulas de arranjo, combinação e permutação mobiliza principalmente registros simbólicos e suscita tratamentos nesse mesmo tipo de registro. Nas demais estratégias, como enumeração das configurações solicitadas, recursividade, subdivisão do problema, fixação de variáveis e tradução do problema a outro equivalente, identificou-se uma diversidade maior de registros, a saber: língua natural, figural, tabular e em árvore e, por conseguinte, uma variedade maior nos tipos de conversões entre eles.

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

SCHMIDT, W.; MARIANI, R. de C. P. Raciocínio combinatório: uma meta-análise com ênfase nas Representações Semióticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 109–128, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i3.1196. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1196. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos