Contribuições de uma sequência didática: resultados de um pré e pós-teste de Estatística

  • Willian Damin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná
Palavras-chave: Ensino de Estatística, Pré-teste, Pós-teste

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um pré e pós-teste, partes de uma pesquisa que investigou a aprendizagem sobre conteúdos de Estatística básica a partir da aplicação de uma sequência didática. Participaram da pesquisa oito alunos (aproximadamente, 14 anos de idade) do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede privada do estado do Paraná, Brasil. Todos os alunos participaram de um pré-teste, uma sequência didática e um pós-teste. Os resultados do pré-teste revelaram que os alunos apresentavam dificuldades em calcular medidas de tendência central, organizar, analisar e construir tabelas e gráficos. Após a aplicação da sequência didática observou-se avanços significativos na aprendizagem de conteúdos de Estatística pelos alunos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental (5ª a 8ª série)/matemática. Brasília (DF): MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: nível 2, 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental. Brasília (DF): MEC/SEF, 2009.

DAMIN, W. Ensino de Estatística para os anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Número total de folhas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2014.

ESTEVAM, E. J. G. (Res)significando a Educação Estatística no Ensino Fundamental: análise de uma sequência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação. 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente (SP), 2010.

EVANGELISTA, M. B.; GUIMARÃES, G. L. Escalas representadas em gráficos: Um estudo de intervenção com alunos do 5º ano. Revista Portuguesa de Educação, 2015, 28(1), pp. 117-138.

LEITE, A. P. F. Estimativa de medidas de tendência central: uma intervenção de ensino. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP), 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2013.

LOPES, C. A. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 1998.

LOPES, C. A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com estatística e probabilidade na educação infantil. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2003.

MAGINA, S; et al. Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba (PR) n. especial 2, p. 59-72, 2010. Editora UFPR. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/04.pdf>. Acesso em 07 de jan. 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação básica: Matemática. Paraná: SEED/DEB, 2008.

PAGAN, M. A. A Interdisciplinaridade como proposta pedagógica para o ensino de Estatística na Educação Básica. 2009. 244 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP), 2009.

ROSA, C. C. Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de modelagem matemática no ensino médio. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), 2009.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo: 8ª série Ensino Fundamental. Matemática. São Paulo, 2005.

STELLA, C. A. Um estudo sobre o conceito de média com alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP), 2003.

VASCONCELOS, P. R. Leitura e interpretação de gráficos e tabelas: estudo exploratório com alunos da 8ª série do ensino fundamental. 2007. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP), 2007.

WALICHINSKI, D. Contextualização no Ensino de Estatística: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia). 2012. 150 f. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa (PR), 2012.

Publicado
2017-04-07
Como Citar
DAMIN, W.; JUNIOR, G. DOS S.; PEREIRA, R. DOS S. G. Contribuições de uma sequência didática: resultados de um pré e pós-teste de Estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 83-97, 7 abr. 2017.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)