Atividades Teórico-Práticas com ênfase em fungos: uma proposta para o Ensino Médio

Autores

  • Jeocarla dos Santos Ferreira Universidade Estadual do Piaui
  • Alexandre dos Santos Ferreira Universidade Estadual do Piaui

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i2.1188

Palavras-chave:

Fungos, Análise, Aulas práticas, Aula teórica, Livros didáticos, Ensino Médio

Resumo

Devido à complexidade do conteúdo do Reino Fungi, estuda-los, exige estratégias de ação por parte dos professores. Com o objetivo de criar, aplicar e disponibilizar para os professores e alunos do ensino médio atividades que relacionam a teoria e a prática e que possibilitam uma melhor compreensão desse conteúdo em sala de aula. Este trabalho foi desenvolvido em uma turma de 2º ano do ensino médio, de uma escola pública, localizada no município de Bom Jesus-PI. Nele apresenta uma proposta de atividade teórica com base nos resultados de uma análise do conteúdo de fungos exibido no livro didático adotado pela escola, e algumas atividades práticas com ênfase no filo Basidiomycota. Os resultados indicam que houve um maior esclarecimento aos alunos quando as informações contidas no livro didático foram repassadas atualizadas durante a aula teórica, e essa compreensão favoreceu a assimilação do conteúdo no decorrer das atividades práticas. Contudo, percebemos a importância de relacionar atividades teórico e práticas para obter um resultado mais satisfatório no processo de ensino-aprendizagem e que o professor precisa estar atento as informações apresentadas no livro didático, embora ele seja considerado uma ferramenta segura para o ensino, pode exibir informações errôneas e desatualizadas.

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Publicado

2017-07-05

Como Citar

FERREIRA, J. dos S.; FERREIRA, A. dos S. Atividades Teórico-Práticas com ênfase em fungos: uma proposta para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–13, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i2.1188. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1188. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos