Confecção de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio

  • Maria das Graças Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Francisca Mayara Santos Universidade Federal do Ceará
  • David Oliveira Diógenes Universidade Federal do Ceará
  • Armando Diego Lima de Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Dheyla Passos Matias Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Historias em Quadrinhos, Ensino de Química, PIBID

Resumo

As Histórias em Quadrinhos (HQs), no passado, consideradas más influência na educação de jovens e adolescentes, foram reconhecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como uma ferramenta didática que vai além de simples leitura, permite explorar o imaginário dos estudantes, tornando aulas dinâmicas. O presente trabalho tem como objetivo usar a confecção de HQs na aprendizagem de conceitos químicos. A atividade foi desenvolvida em escolas publicas de Fortaleza, onde os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência PIBID-Química orientaram os estudantes no desenvolvimento das estórias. A elaboração da revista foi dividida em duas etapas: na primeira selecionaram-se os conteúdos a serem trabalhados. Em seguida, confeccionados textos contendo as fundamentações teóricas e suas aplicabilidades no cotidiano. Os textos foram apresentados aos alunos das escolas que em sala de aula e em grupos, leram, discutiram e criaram suas estórias usando a imaginação, os conceitos químicos expostos e suas experiências de vida. Os estudantes tiveram a ajuda dos professores de português e artes. Foi realizada uma seleção das melhores estórias que foram incluídas na revista em quadrinhos do PIBID-Química, e distribuída entre estudantes participantes e as bibliotecas das escolas para serem utilizadas como material didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gomes, Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Quimica Analítica e Fisico-Quimica da Universidade Federal do Ceará

Francisca Mayara Santos, Universidade Federal do Ceará

Aluna da Universidade Federal do Ceará, curso de Licenciatura em Quimica

 

Armando Diego Lima de Freitas, Universidade Federal do Ceará

Aluno da Universidade Federal do Ceará, curso de Licenciatura em Quimica

Dheyla Passos Matias, Universidade Federal do Ceará

Aluna da Universidade Federal do Ceará, curso de Licenciatura em Quimica

 

Referências

ALMEIDA, F. S.; ATAIDE, M. C. E. S. A Abordagem das Histórias em Quadrinho nos Livros Didáticos de Química. Trabalho apresentado no IV CNNQ / II ENNEQ, 2011. Disponível em <http://www.annq.org/congresso2011/arquivos/1300324507.pdf>. Acessado em 27/10/2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br>. Acessado em 26/10/2014.

CHATEAU, J. O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus, 1984.

FERREIRA, J. M. G. O.; BRANDÃO, E. M.; FIGUEIRÊDO, G. J. A.; FIGUEIRÊDO, A. M. T. A. Utilização de um Recurso Lúdico no Ensino de Química Confeccionado a Partir de Material Reciclado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010. Disponível em <http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/1669.htm>. Acessado em 28/10/2014.

GUIMARÃES, D.; CABRAL, P. Repositório de Significados, Conceitos e Definições, 2014 Disponível em <http://www.significados.com.br/ludico/>. Acessado em 27/10/2014.

ROLOFF, E. M. A importância do Lúdico em Sala de Aula. 2010. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana- Margarete-Roloff.pdf>. Acesso em 27/10/2014.

PIBID QUIMICA –UFC: Disponível em <http://pibidquimicaufc.blogspot.com.br/>.

SANTOS, A. F.; FIELD’S, K. A. P.; ARAÚJO, S. C. M.; FIDELIS, H. T.; SILVA, L. T. Proposta de uma Aprendizagem Divertida Através da Construção de Histórias em Quadrinhos. Instituto Luterano de Ensino Superior – ULBRA. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008.

SILVA, A. M. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de química industrial, 731, 7-12, 2º trimestre de 2011.

TESTONI, L. A.; ABIB M. L. V. S. Um Corpo que cai: As Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Faculdade de Educação. 158p, il. Dissertação (Mestrado), 2004.

WARTHA, E. J; SILVA, E. L; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

Publicado
2017-07-05
Como Citar
GOMES, M. DAS G.; SANTOS, F. M.; DIÓGENES, D. O.; FREITAS, A. D. L. DE; MATIAS, D. P. Confecção de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de Química no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 28-38, 5 jul. 2017.
Seção
Artigos Gerais