Visualize a sua voz: uma proposta para o ensino de ondas sonoras

Autores

  • Muriel André de Moura Universidade Federal do Mato Grosso
  • Eduardo Augusto Campos Curvo Universidade Federal do Mato Grosso
  • Ana Flávia Silva de Assis Universidade Federal do Mato Grosso
  • Marcelo Paes de Barros Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i1.1183

Palavras-chave:

Experimento, ensino de física, aprendizagem significativa, ondas sonoras

Resumo

A presente pesquisa objetiva desenvolver e aplicar, para alunos do ensino médio, um produto educacional, um guia didático, para o ensino de ondas sonoras na disciplina de Física. Esse guia, composto de três aulas teóricas e uma prática, culmina com a montagem de um aparato experimental. Esse aparato é montado facilmente a partir de materiais de baixo custo. O mesmo funciona captando as ondas sonoras e as transformando em figuras semelhantes às figuras de Lissajous. Para a avaliação desse produto educacional foi utilizada a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e a pesquisa qualitativa. Dessa forma, foi possível investigar e obter evidências de aprendizagem significativa por parte dos alunos participantes das aulas.

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Publicado

2017-04-07

Como Citar

MOURA, M. A. de; CURVO, E. A. C.; ASSIS, A. F. S. de; BARROS, M. P. de. Visualize a sua voz: uma proposta para o ensino de ondas sonoras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 182–200, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i1.1183. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1183. Acesso em: 29 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos