Abordagem do conteúdo solo no Ensino Fundamental: uma proposta para a aprendizagem significativa

Autores

  • Juliane de Souza Oliveira
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1179

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino fundamental, Processo ensino- aprendizagem

Resumo

O solo é um componente dos ambientes naturais e antropizados e apesar de sua importância, esse conteúdo usualmente não é abordado com a devida importância no ensino fundamental. A escola possui papel importante tanto na orientação quanto na regulação de ações dos estudantes na utilização e preservação do solo. O desenvolvimento de estratégias diferenciadas em relação ao ensino do conteúdo solo, visando o processo de ensino-aprendizagem sobre esse tema, foi contemplado neste trabalho como um dos resultados obtidos sob a luz dos referenciais da aprendizagem significativa fundamentados em Ausubel. Portanto, o objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de atividade didática diferenciada sustentada pelos princípios teóricos da aprendizagem significativa aplicada a o ensino do conteúdo solo durante as aulas de ciências. Os resultados obtidos apontaram que o uso da temática solo ampliou o ensino e a aprendizagem, uma vez que promoveu maior interação entre alunos e mediação do professor, além de avanços conceituais e de linguagem nos estudantes. Esse trabalho serve de referência para futuros estudos na tentativa de contribuir para a melhoria do ensino de ciências.

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Publicado

2018-04-05

Como Citar

OLIVEIRA, J. de S.; COSTA, S. Abordagem do conteúdo solo no Ensino Fundamental: uma proposta para a aprendizagem significativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 31–49, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i1.1179. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1179. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos