As políticas públicas de descentralização da Educação e sua influência na estrutura curricular do Ensino de Ciências em uma escola do interior de São Paulo

Autores

  • Elaine Cristina Ricci Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rosemary Aparecida Santiago Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i3.1170

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Currículo de Ciências, Ensino de Ciências

Resumo

As políticas públicas educacionais adotadas a partir das premissas do neoliberalismo econômico por países da América Latina na década de 1990 afetaram e transformaram as medidas educacionais dos mesmos. No Brasil, as mudanças acarretam, dentre outras iniciativas, no movimento para descentralização da educação também conhecido por municipalização do ensino, o qual foi intensivo no estado de São Paulo. (PROPONHO) No Brasil, dentre as reformas educacionais, ocorreu o movimento pela descentralização da educação ou municipalização do ensino, o qual foi intensivo no estado de São Paulo. Aproximadamente quinze anos após as reformas é importante conhecer o impacto causado por esta política pública educacional nos sistemas de ensino municipais bem como suas implicações no currículo e, consequentemente, na aprendizagem do ensino de ciências, identificando aspectos positivos e suas limitações. Para tanto, este artigo apresenta os resultados obtidos, inicialmente, por meio de uma pesquisa qualitativa com grupos focais e entrevista semi estruturada com professores do munícipio de Cesário Lange/SP a fim de analisar o movimento de descentralização nesse contexto educacional.

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Publicado

2016-09-19

Como Citar

RICCI, E. C.; SANTIAGO, R. A. As políticas públicas de descentralização da Educação e sua influência na estrutura curricular do Ensino de Ciências em uma escola do interior de São Paulo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 102–114, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i3.1170. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1170. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos