Concepções de Álgebra presentes nas macroavaliações: os casos da Prova Brasil e do ENEM de 2011

  • Debora da Silva Souza Universidade Federal do ABC
  • Thais Helena Inglêz Silva Universidade Federal do ABC
  • Vivilí Maria Silva Gomes Universidade Federal do ABC
  • Francisco José Brabo Bezerra Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: Concepções de álgebra, Educação algébrica, Macroavaliações, Prova Brasil, ENEM

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de questões de matemática contidas em duas macroavaliações: a Prova Brasil para o 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ambas do ano de 2011. O objetivo primeiro é identificar, nessas macroavaliações, as diferentes concepções de álgebra estudadas pelo grupo de pesquisa e apresentadas como fundamentação neste artigo, sua prevalência e as possíveis relações entre elas. Considerando a possibilidade de ampliação, em termos de aprendizagem, do pensamento algébrico dos alunos ao longo da trajetória do EF até o final do EM, pretende-se contribuir para a significação dos conteúdos algébricos quando eles emergem nessas salas de aula.

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Publicado
2017-04-07
Como Citar
SOUZA, D. DA S.; SILVA, T. H. I.; GOMES, V. M. S.; BEZERRA, F. J. B. Concepções de Álgebra presentes nas macroavaliações: os casos da Prova Brasil e do ENEM de 2011. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 46-66, 7 abr. 2017.
Seção
Artigos Gerais