A Astronomia, a Historiografia da Ciência e os livros didáticos: uma história mal contada?

Autores

  • Lucas Albuquerque do Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Hermano Ribeiro de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i5.1158

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, História da Astronomia, Historiografia da Ciência, Livro Texto de Ciências

Resumo

A História e a Filosofia da Ciência vem sendo discutida, há algum tempo, em revistas e eventos da área de Ensino de Ciências, principalmente a sua relação com a sala de aula. Uma das formas de sua inserção é feita por intermédio do livro texto de Ciências. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar a qualidade da inserção dos relatos históricos relacionados à História da Astronomia em livros texto de Ciências, no Ensino Fundamental, utilizados em escolas da rede pública da cidade de Teresina-PI. Dessa forma, tomando como ponto de partida os estudos realizados por de Whitaker (1979), Allchin (2004) e Martins (2004), montamos o nosso instrumento de pesquisa, centrado nas categorias: presença de historiografia whig, pseudo-história e quase-história. Como resultados, podemos notar a presença de uma História da Astronomia provida de vícios metodológicos, os quais, em vários casos, reforçam uma concepção de Ciência e fazer científico equivocadas. Por fim, entende-se que a maneira através da qual se tem tentado inserir a História da Astronomia nos livros texto de Ciências ainda é bastante precária e contribui para a construção de uma imagem distorcida da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

NASCIMENTO, L. A. do; CARVALHO, H. R. de; SILVA, B. V. da C. A Astronomia, a Historiografia da Ciência e os livros didáticos: uma história mal contada?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 40–52, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i5.1158. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1158. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos