A Astronomia, a Historiografia da Ciência e os livros didáticos: uma história mal contada?

  • Lucas Albuquerque do Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Hermano Ribeiro de Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência, História da Astronomia, Historiografia da Ciência, Livro Texto de Ciências

Resumo

A História e a Filosofia da Ciência vem sendo discutida, há algum tempo, em revistas e eventos da área de Ensino de Ciências, principalmente a sua relação com a sala de aula. Uma das formas de sua inserção é feita por intermédio do livro texto de Ciências. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar a qualidade da inserção dos relatos históricos relacionados à História da Astronomia em livros texto de Ciências, no Ensino Fundamental, utilizados em escolas da rede pública da cidade de Teresina-PI. Dessa forma, tomando como ponto de partida os estudos realizados por de Whitaker (1979), Allchin (2004) e Martins (2004), montamos o nosso instrumento de pesquisa, centrado nas categorias: presença de historiografia whig, pseudo-história e quase-história. Como resultados, podemos notar a presença de uma História da Astronomia provida de vícios metodológicos, os quais, em vários casos, reforçam uma concepção de Ciência e fazer científico equivocadas. Por fim, entende-se que a maneira através da qual se tem tentado inserir a História da Astronomia nos livros texto de Ciências ainda é bastante precária e contribui para a construção de uma imagem distorcida da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLCHIN, D. Pseudohistory and pseudoscience. Science & Education, v. 13, n. 3, p. 179- 195, 2004.

BARROS, C.; PAULINO, W. Ciências: o meio ambiente. São Paulo: Editora Ática, 2013.

BATISTA, R. P. História da Ciência: Investigação do tema em livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 137f. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: Ciências: ensino fundamental: anos finais. Brasília: 2014.

FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 27-59, 2011.

FORATO, T. C. M. Preparação de professores para problematização da pseudo-história em materiais didáticos. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013, Girona. Anais... Girona, p. 1316-1321, 2013.

GODOY, L.; OGO. M. Vontade de saber ciências – volume 6. São Paulo: Editora FTD, 2012

GOWDAK, D.; MARTINS, E. Ciências novo pensar: meio ambiente. São Paulo: Editora FTD, 2012.

LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.

MARTINS, R. A. Ciência versus historiografia: os diferentes níveis discursivos nas obras sobre história da ciência. In: ALFONSO-GOLDFARB, A (org.); BERLTRAN, M. H. R (org.) Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: Livraria da Física, p. 115-147, 2004.

MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

MORETTI, R. Ciências nos dias de hoje. São Paulo: Editora Leya, 2012.

NASCIMENTO, L. F.; SILVA, A. P. B. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física: uma proposta de roteiro para análise de livros didáticos do ensino médio. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2011, Manaus. Anais... Manaus, p. 1-10, 2011.

PAGLIARINI, C. R. Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio. 2007. 117f. Dissertação - Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007.

PEREIRA, A. I.; AMADOR, F.. A História da Ciência em manuais escolares de Ciências da Natureza. Revista Electónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 6, n.1. p.191-216, 2007.

PEREIRA, A. M.; SANTANA, M.; WALDHELM, M. Perspectiva Ciência – volume 6. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.

PITANGA, A. F. et al, História da Ciência nos livros didáticos de Química: eletroquímica como objeto de investigação. Química Nova na Escola, v. 36, p. 11-17, 2014.

SANTOS, G. D.; SILVA, B. V. C. Natureza da Ciência por alunos de Licenciatura em Física. Latin-American Journal of Physics Education, v. 7, p. 630-647, 2013.

SANTOS, M. E. Mudança conceptual na sala de aula - Um desafio pedagógico epistemologicamente fundamentado. 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 264 p., 1998.

SILVA, B. V. C .A natureza da ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin-American Journal of Physics Education, v. 4, p. 670-677, 2010a.

SILVA, B. V. C. Controvérsias sobre a natureza da luz: uma aplicação didática. 2010. 182f. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010b.

SILVA, B. V. C., et al, As necessidades formativas do professor de ciências ao inserir a história e a filosofia da ciência na sala de aula: o uso dos textos históricos de natureza pedagógica. ENCITEC, v. 4, p. 36-50, 2014.

SILVA, B. V. C. O modelo vibracional da luz de Huygens e o ensino de Física: equívocos, desafios e possibilidades. Latin-American Journal of PhysicsEducation, v. 5, p. 467-474, 2011.

SILVA, C.C.; PIMENTEL, A.C. Uma Análise da História da Eletricidade Presente em Livros Didáticos: O Caso de Benjamin Franklin. Caderno Brasileiro De Ensino de Física, v. 25, n. 1: p. 141-159, abr. 2008.

USBERCO et al, S. Companhia das Ciências – volume 6. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

WHITAKER, M. A. B. History and quase-history in physics education – part 1. PhysicsEducation14: 108-112, 1979.

ZYLBERSZTAJN, A. Galileu: um cientista e várias versões. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 5, p. 36-48, 1988.

Publicado
2016-12-22
Como Citar
NASCIMENTO, L. A. DO; CARVALHO, H. R. DE; SILVA, B. V. DA C. A Astronomia, a Historiografia da Ciência e os livros didáticos: uma história mal contada?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 5, p. 40-52, 22 dez. 2016.
Seção
Artigos Gerais