Utilização do enfoque CTS no Ensino Médio Técnico do CEFET-MG: um caminho para a formação cidadã no ensino profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i2.1148

Palavras-chave:

CTS, Leitura de Textos, Cidadania, Educação pela Pesquisa

Resumo

Este trabalho se baseia nos objetivos da educação CTS e visou fomentar a aprendizagem de conceitos físicos por meio da leitura e discussão de textos e utilização da pesquisa como forma de estimular a participação e o envolvimento dos estudantes na investigação do tema da Mobilidade Urbana. Participaram da pesquisa estudantes de primeira série dos cursos técnicos de Estradas e de Trânsito e Transportes na escola técnica do CEFET-MG, que puderam ampliar seu nível de consciência acerca de importantes relações CTS a partir das estratégias de ensino adotadas e que permitiram oferecer uma educação voltada ao exercício da cidadania como elemento relevante da formação profissional do educando. Entre os resultados obtidos destaca-se a disseminação de uma concepção da Física e da Ciência menos mitificada pela negação de sua neutralidade e o estabelecimento de conexões destas com aspectos da realidade cotidiana e profissional dos estudantes. A consolidação da formação humanista, aspecto pouco característico das abordagens convencionais empregadas na educação técnica, foi possibilitada pela abordagem contextualizada de problemas ambientais relacionados à Mobilidade Urbana e pela compreensão da corresponsabilidade de todos na geração e busca de soluções dos mesmos; elemento que integra o exercício da cidadania crítica e participativa.

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Publicado

2016-06-28

Como Citar

PAIVA, H. A. de; ARAÚJO, M. S. T. de. Utilização do enfoque CTS no Ensino Médio Técnico do CEFET-MG: um caminho para a formação cidadã no ensino profissional. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 52-67, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i2.1148. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1148. Acesso em: 27 set. 2022.

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