O Princípio Fundamental da Contagem: alunos de quinto ano construindo o raciocínio combinatório
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v7i2.1147Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Fundamental, Campo Multiplicativo, Raciocínio Combinatório, Princípio Fundamental da ContagemResumo
É propósito deste artigo, identificar como as crianças de uma classe de quinto ano, de uma escola da rede pública estadual, transitam por situações-problema que envolvem o raciocínio combinatório. Para tanto, foram implementadas sequências de atividades que nos permitissem essa avaliação. A metodologia utilizada é de análise documental, por meio de pesquisa nos protocolos dos alunos, buscando vestígios de seus encaminhamentos e categorizando essas resoluções com o propósito de inferir resultados que nos indicassem reavaliar, ou não, nossa abordagem. O referencial teórico que sustenta o trabalho é a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de matemática nessa turma, nossa proposta consolida o desenvolvimento profissional da professora envolvida. Esta pesquisa tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Downloads
Referências
BORBA, R. E. S.; AZEVEDO, J. A construção de árvores de possibilidades com recurso computacional: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de Karine e Vitória. In: SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S. L. (Orgs.) A pesquisa em psicologia e suas implicações para a educação matemática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
SCHLIEMANN, A. A compreensão da análise combinatória: desenvolvimento, aprendizagem escolar e experiência diária. In: CARRAHER, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na Vida Dez, Na Escola Zero. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Trad. Maria Lúcia Faria Moro. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2009.
VERGNAUD, G. A teoria dos campos conceptuais. In: BRUN, J. (Dir.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.