O Princípio Fundamental da Contagem: alunos de quinto ano construindo o raciocínio combinatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i2.1147

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Fundamental, Campo Multiplicativo, Raciocínio Combinatório, Princípio Fundamental da Contagem

Resumo

É propósito deste artigo, identificar como as crianças de uma classe de quinto ano, de uma escola da rede pública estadual, transitam por situações-problema que envolvem o raciocínio combinatório. Para tanto, foram implementadas sequências de atividades que nos permitissem essa avaliação. A metodologia utilizada é de análise documental, por meio de pesquisa nos protocolos dos alunos, buscando vestígios de seus encaminhamentos e categorizando essas resoluções com o propósito de inferir resultados que nos indicassem reavaliar, ou não, nossa abordagem. O referencial teórico que sustenta o trabalho é a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de matemática nessa turma, nossa proposta consolida o desenvolvimento profissional da professora envolvida. Esta pesquisa tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, R. E. S.; AZEVEDO, J. A construção de árvores de possibilidades com recurso computacional: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de Karine e Vitória. In: SPINILLO, A. G.; LAUTERT, S. L. (Orgs.) A pesquisa em psicologia e suas implicações para a educação matemática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

SCHLIEMANN, A. A compreensão da análise combinatória: desenvolvimento, aprendizagem escolar e experiência diária. In: CARRAHER, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na Vida Dez, Na Escola Zero. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Trad. Maria Lúcia Faria Moro. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2009.

VERGNAUD, G. A teoria dos campos conceptuais. In: BRUN, J. (Dir.) Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

PEREIRA, J. F. F.; CURI, E. O Princípio Fundamental da Contagem: alunos de quinto ano construindo o raciocínio combinatório. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 39–51, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i2.1147. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1147. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>