Questionário-diagnóstico sobre conceitos básicos de Astronomia por alunos do Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v7i2.1146Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Conhecimentos prévios, Questionário diagnósticoResumo
Os temas relacionados ao estudo da Astronomia perpassam por quase todos os níveis de ensino vigentes no Brasil, no entanto, esta matéria não faz parte da estrutura curricular da Educação Básica na forma de disciplina específica, ou seja, seus conteúdos são distribuídos nos programas das cadeiras de Ciências Naturais, Geografia e Física. Neste trabalho é apresentado um questionário diagnóstico com um total de treze questões, o qual foi aplicado aos alunos do Ensino Médio Integrado de quatro campi do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, e seu objetivo é investigar o conhecimento destes alunos sobre conceitos básicos de Astronomia. O método utilizado foi o de levantamento e foram respondidos um total de 653 questionários, sendo 267 no 1º ano, 219 no 2º ano, e 167 no 3º ano. Esta pesquisa está em andamento, no entanto pode-se observar inicialmente que em dez questões os alunos do 1º ano ficaram abaixo da média (ou seja: 50%), os estudantes do 2º ano estão aquém dessa nota em oito perguntas, já os discentes do 3º ano, não atingiram essa nota em cinco indagações.
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