O jornal “A Física ontem e hoje” como instrumento de divulgação e discussão científica dentro e fora do ambiente escolar

Autores

  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i1.1142

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ensino de Física

Resumo

Neste trabalho é apresentado um relato de produção e de utilização de um jornal sobre ciências que objetiva despertar o interesse dos estudantes do ensino médio sobre temas científicos, promover discussões sobre ciência no ambiente escolar, desenvolver competências específicas nesses estudantes e divulgar ciências para a população local. O jornal intitulado “A Física Ontem e Hoje” possui uma versão impressa, com tiragem média de duzentos e cinquenta exemplares por edição, a qual é disponibilizada em diferentes contextos; e uma versão exclusivamente online, geralmente com informações extras, de acesso livre. A utilização dos jornais em sala de aula tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de textos por parte dos estudantes e despertado a curiosidade desses por temas específicos. A sociedade civil e acadêmica que tem tido acesso ao jornal recebeu de forma positiva o material e teceu comentários favoráveis à proposta e às temáticas abordadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, I. B.; MARTINS, I. Discursos de professores de Ciências sobre leitura. Em: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, Jaboticatubas, MG. Atas... Jaboticatubas: SBF, 2004. CD-ROM.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. 144 p.

D’AGOSTIN, A. LEITE, A. E.; HIGA, I.; PAIVA, L. P.. Os estudantes do ensino médio e sua relação com a Física. Em: 58a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Florianópolis, Santa Catarina, 2006. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_3601.html. Acesso em: 02/06/2016.

ERTHAL, J. P. C. Estabelecimento de relações entre a formação inicial de professores de Física e o ensino dessa disciplina para jovens e adultos: uma investigação pautada em atividades experimentais. 2011. Tese de Doutorado – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Centro de Ciências e Tecnologias, Campos dos Goytacazes, 2011.

FONTANELLA, D.; MEGLHIORATTI, F. A. A divulgação científica e o ensino de ciências: análise das pesquisas. Em: VII Encontro Internacional de Produção Científica, Maringá, Paraná, 2013.

RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Divulgação científica e ensino de física: intenções, funções e vertentes. Em: Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Londrina, PR: SBF, 2006. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/x/atas/resumos/T0077-1.pdf. Acesso em 13/05/2016.

RICARDO, C. E.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p.251-266, 2007.

Downloads

Publicado

2017-04-07

Como Citar

ERTHAL, J. P. C. O jornal “A Física ontem e hoje” como instrumento de divulgação e discussão científica dentro e fora do ambiente escolar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 126–136, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i1.1142. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1142. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos