Abordagem da separação de misturas no Ensino Fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de Ciências

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • Bruno dos Santos Andrade Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Enfoque CTSA, Separação de Misturas, Ensino Fundamental

Resumo

Discussões de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia têm ocupado uma posição de destaque em meio à conjuntura atual da sociedade. No cenário educacional brasileiro, especificamente no campo do ensino de Ciências, isso tem repercutido em propostas e reformas. Diante do exposto, foi realizada uma análise experiencial com discussão acerca de uma sequência didática referente ao conteúdo Separação de Misturas sob o enfoque CTSA, em uma escola de Ensino Fundamental. Desta análise, constatou-se que os estudantes foram capazes de inter-relacionar o conteúdo com aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais; que a incorporação de práticas pedagógicas por parte dos educadores estimula a aprendizagem por meio da utilização do conhecimento científico no exercício da cidadania e promove o desenvolvimento intelectual do estudante com criticidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

 

Referências

ANDRADE, B. dos S; VASCONCELOS, C. A. de. O enfoque CTSA no ensino médio: um relato de experiência no ensino de biologia. Revista Scientia Plena, v. 10, n. 4, janeiro de 2014.

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, 2003.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.

BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1997.

KRASILCHIK, M. O Professor e o currículo das ciências. São Paulo EDUSP, 1997. (Coleção Temas Básicos de Educação e Ensino).

LOPES, A. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, p.108-119, 2004.

LINSINGEN, I. V. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência e Ensino, v. 1, Número Especial. Novembro, 2007.

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 11ª reimpressão. EPU: São Paulo, 1986.

MARCONDES, M. E. R; CARMO, M. P. do; Suart, R. C; et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.

MORAES, J. U. P.; ARAÚJO, M. S. T. O ensino de física e o enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.

NARDI, R (Org.) Ensino de ciências e matemática: temas sobre formação de professores. São Paulo: Acadêmica, 2009 (Coleção Ensino de Ciências).

OLIVEIRA, M. M (Org.) CTSA: experiências multi-interdisciplinares no ensino de ciências e matemática. Recife: Edições Bagaço, 2009 (Série Formação de professores, 2).

POZO, J. I; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3ª ed., Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

SANTOS, M, E, V, M. Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS. Rumo a "novas" dimensões epistemológicas. Revista Iberoamericana de Ciencia tecnología y sociedad, v. 2, n. 6, Buenos Aires, 2005.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino, v. 1, número especial, novembro de 2008.

SARTORI, E. R; BATISTA, E, F; SANTOS, V. B. dos; FATIBELLO-FILHO, O. Construção e aplicação de um destilador como alternativa simples e criativa para a compreensão dos fenômenos ocorridos nos processos de destilação. Revista Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, Fevereiro de 2009.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

SILVA, K. M. A. Abordagem CTS no ensino médio: Um estudo de caso da prática pedagógica de professores de Biologia. Dissertação de mestrado. 2010. 161 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

TOMAZELLO, M. G. C. O movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade – Ambiente na Educação em Ciências. Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente, I, 2009, Paraná. Anais do I Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Ambiente. Cascavel – Paraná: UNIOESTE, 2009.

Publicado
2017-04-07
Como Citar
VASCONCELOS, C. A.; ANDRADE, B. DOS S. Abordagem da separação de misturas no Ensino Fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 1-13, 7 abr. 2017.
Seção
Artigos Gerais