Abordagem da separação de misturas no Ensino Fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de Ciências

Autores

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • Bruno dos Santos Andrade Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.26843/.v8i1.1141

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Enfoque CTSA, Separação de Misturas, Ensino Fundamental

Resumo

Discussões de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia têm ocupado uma posição de destaque em meio à conjuntura atual da sociedade. No cenário educacional brasileiro, especificamente no campo do ensino de Ciências, isso tem repercutido em propostas e reformas. Diante do exposto, foi realizada uma análise experiencial com discussão acerca de uma sequência didática referente ao conteúdo Separação de Misturas sob o enfoque CTSA, em uma escola de Ensino Fundamental. Desta análise, constatou-se que os estudantes foram capazes de inter-relacionar o conteúdo com aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais; que a incorporação de práticas pedagógicas por parte dos educadores estimula a aprendizagem por meio da utilização do conhecimento científico no exercício da cidadania e promove o desenvolvimento intelectual do estudante com criticidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

 

Downloads

Publicado

2017-04-07

Como Citar

VASCONCELOS, C. A.; ANDRADE, B. dos S. Abordagem da separação de misturas no Ensino Fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–13, 2017. DOI: 10.26843/.v8i1.1141. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1141. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos