Presença de indústria Química no bairro influencia a cultura e escolhas de estudantes em relação à profissão
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v7i1.1119Palavras-chave:
CTS, Educação, Indústria e SociedadeResumo
Este artigo apresenta dados parciais de uma tese de doutorado, cujo objetivo inicial foi identificar as representações sociais de estudantes de graduação em Química e de professores de Química da região de São Miguel Paulista/SP, acerca da Influência da Ciência Escolar sobre a Sociedade. No decorrer do trabalho de campo ouvimos dos entrevistados, que a presença de uma indústria química na região também influenciou suas escolhas profissionais. Passamos, então, a investigar fatores que pudessem evidenciar as influências da referida indústria no crescimento e desenvolvimento da região e de seus habitantes. Além de um levantamento bibliográfico em jornais e teses, utilizamos questionários com questões abertas e fechadas, respondidos por estudantes de Química. Os resultados apontam que, a presença dessa indústria na região trouxe, além de crescimento populacional, desenvolvimento social, ampliação do comércio, criação de áreas de lazer e de serviços públicos como hospitais, escolas, creches e linhas de transportes. Concluímos que face essas ações, as Escolas da referida região não podem ignorar a presença da referida indústria e de sua influência sobre a vida dos estudantes; que a Ciência Escolar, trabalhada em sala de aula, deve levar em consideração os impactos e as influências dessa indústria no desenvolvimento social dos cidadãos.
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