Presença de indústria Química no bairro influencia a cultura e escolhas de estudantes em relação à profissão

Autores

  • Francisca de Assiz Carvalho Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i1.1119

Palavras-chave:

CTS, Educação, Indústria e Sociedade

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais de uma tese de doutorado, cujo objetivo inicial foi identificar as representações sociais de estudantes de graduação em Química e de professores de Química da região de São Miguel Paulista/SP, acerca da Influência da Ciência Escolar sobre a Sociedade. No decorrer do trabalho de campo ouvimos dos entrevistados, que a presença de uma indústria química na região também influenciou suas escolhas profissionais. Passamos, então, a investigar fatores que pudessem evidenciar as influências da referida indústria no crescimento e desenvolvimento da região e de seus habitantes. Além de um levantamento bibliográfico em jornais e teses, utilizamos questionários com questões abertas e fechadas, respondidos por estudantes de Química.  Os resultados apontam que, a presença dessa indústria na região trouxe, além de crescimento populacional, desenvolvimento social, ampliação do comércio, criação de áreas de lazer e de serviços públicos como hospitais, escolas, creches e linhas de transportes. Concluímos que face essas ações, as Escolas da referida região não podem ignorar a presença da referida indústria e de sua influência sobre a vida dos estudantes; que a Ciência Escolar, trabalhada em sala de aula, deve levar em consideração os impactos e as influências dessa indústria no desenvolvimento social dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AULER, D. et al: 1997, "O Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade como parâmetro e motivador de alterações curriculares". Atas de I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências [organizado por MOREIRA, M. A. et al ].Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS,187-192.

BONFIM, M. Almanaque - Um olhar sobre São Miguel Paulista – manifestações culturais, ontem e hoje. Fundação Tide Setúbal e Cpdoc São Miguel Paulista. São Paulo, 2008.

CAMARGO, Orson. "Cultura"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-1.htm>. Acesso em 30 de novembro de 2015.

FONTES, P. Trabalhadores e Cidadãos; Nitro Química: a fábrica e as lutas operárias nos anos 50. São Paulo, Annablume, 1997. 202 p.

GEERTZ, C. A interpretação das Culturas. Zahar. Rio de Janeiro, 1973.

MEDINA, M.; SANMARTÍN, J. El programa Tecnología, Ciencia, Natureza y Sociedad. In: MEDINA, M.; SANMARTÍN, J. Ciencia, Tecnología y Sociedad: estudos interdisciplinares en la universidad, en la educación y en la gestión pública. Barcelona: Anthropos, p. 114-121, 1990.

MEMORIA VOTORANTIM Postado em 17:03 por Memoria Votorantim. Publicada: 28/05/2012 17:03 (Blog)

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 404 p.

NADAI, E. O Ginásio do Estado de São Paulo: uma preocupação republicana (1889/1896). 1975. Dissertação (Mestrado) – FFLCH-USP, São Paulo, 1975.

OLIVEIRA, L. C. V. Cultura Escolar: revisando conceitos. Revista Brasileira de Políticas e Administração da Educação. Piracicaba, v.19, nº 12, p. 291-303. Jul/Dez, 2003.

PALACIOS, F. A.; OTERO, G. F.; GÁRCIA, T. R. Ciencia, Tecnología y Sociedad. Madrid: Ediciones Del Laberinto, 1996.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R.M.C.F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2007, vol.13, n.1, pp.71-84. ISSN 1980- 850X. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000100005.

Downloads

Como Citar

CARVALHO, F. de A.; MACIEL, M. D. Presença de indústria Química no bairro influencia a cultura e escolhas de estudantes em relação à profissão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 118-125, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i1.1119. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1119. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>