Uma análise sobre os modelos de Educação a Distância (EAD) no cenário brasileiro por meio de uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Laura Marisa Carnielo Calejon Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i1.1115

Palavras-chave:

Educação a Distância, Modelos de Educação a Distância, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos modelos de Educação a Distância no cenário brasileiro por meio de uma revisão sistemática da literatura, a partir de consultas realizadas no Banco de dados da CAPES, no período de 2007 a 2014. A análise foi fundamentada nos estudos de Bardin (2011), sobre a abordagem da Análise de Conteúdo. A categorização, que trata dos objetivos das pesquisas, indicou para a circunstância de que não existe um Modelo único de Educação a Distância e, tampouco existe uma formalização desses modelos no cenário brasileiro, sendo que cada Instituição de Ensino adapta seu próprio modelo. Observou-se ainda que dos 144 trabalhos encontrados, apenas 4 estão relacionados aos modelos de EAD, podendo perceber que são poucas as pesquisas que se preocupam frequentemente desses modelos.

 

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Publicado

2016-03-14

Como Citar

PATROCÍNIO, G. de A. M.; SILVEIRA, I. F.; CALEJON, L. M. C. Uma análise sobre os modelos de Educação a Distância (EAD) no cenário brasileiro por meio de uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 74–85, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i1.1115. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1115. Acesso em: 31 maio. 2023.

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