Uma análise sobre os modelos de Educação a Distância (EAD) no cenário brasileiro por meio de uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v7i1.1115Palavras-chave:
Educação a Distância, Modelos de Educação a Distância, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos modelos de Educação a Distância no cenário brasileiro por meio de uma revisão sistemática da literatura, a partir de consultas realizadas no Banco de dados da CAPES, no período de 2007 a 2014. A análise foi fundamentada nos estudos de Bardin (2011), sobre a abordagem da Análise de Conteúdo. A categorização, que trata dos objetivos das pesquisas, indicou para a circunstância de que não existe um Modelo único de Educação a Distância e, tampouco existe uma formalização desses modelos no cenário brasileiro, sendo que cada Instituição de Ensino adapta seu próprio modelo. Observou-se ainda que dos 144 trabalhos encontrados, apenas 4 estão relacionados aos modelos de EAD, podendo perceber que são poucas as pesquisas que se preocupam frequentemente desses modelos.
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