Uma atividade de extensão universitária para ensino de Física de partículas a alunos de Ensino Médio

Autores

  • Rafael Alves Batista Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v3i2.111

Palavras-chave:

Física de Partículas, Física Moderna e Contemporânea, Extensão Universitária

Resumo

No presente trabalho descreve-se uma atividade de extensão universitária que consistiu em um mini-curso de Física de Partículas para um público composto integralmente por alunos de Ensino Médio de diversas cidades do Brasil. Como levantamento preliminar foi aplicado um questionário, a fim de identificar alguns conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, e um levantamento posterior, visando verificar se houve alguma evolução do conhecimento destes alunos sobre o tema. Os resultados obtidos foram positivos. Os tópicos abordados foram trabalhados de forma a incluir elementos de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), e História da Ciência, sendo alguns destes tópicos acompanhados de discussões de natureza epistemológica, zelando sempre pela correta transmissão da ideia do “fazer-Ciência” e do trabalho do cientista. A linha de trabalho adotada neste mini-curso pode ser adaptada para ser aplicada no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARLOW, R. Particle Physics: from school to university. Physics Education, Bristol, v. 27, p. 92-95, 1992.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n.248, 23 dez.1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 1999.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão (1999-2001). Brasília. SESU/MEC, 1999. Disponível em: <http://www.renex.org.br/documentos/Colecao-Extensao- Universitaria/01-Plano-Nacional-Extensao/Plano-nacional-de-extensao-universitaria- editado.pdf>. Acesso em 24 jan. 2012.

GIL, D. P.; SENENT, F.; SOLBES, J. Análisis de la introducción de la fisica moderna em la enseñanza media. Revista de Enseñanza de la Física, Rosario, v. 2, n. 1, p. 16-21, 1988.

GIL, D. P.; SOLBES, J. The introduction of modern physics: overcoming a deformed vision of science. International Journal of Science Education, London, v. 15, n. 3, p. 255-260, 1993.

GRECA, I. M. Construindo significados em mecânica quântica: resultados de uma proposta didática aplicada a estudantes de Física Geral. 2000. Tese (Doutorado em Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

GUERRA, A.; BRAGA, M. A.; REIS, J. C. Teoria da Relatividade restrita e Geral no programa de mecânica do Ensino Médio: uma possível abordagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 575-583, 2007.

KÖHNLEIN, J. F. K.; PEDUZZI, L. O. Q. Uma discussão sobre a natureza da ciência no Ensino Médio: um exemplo com a teoria da relatividade restrita. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 36-70, 2005.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.

LOBATO, T.; GRECA, I. M. Análise da inserção de conteúdos de teoria quântica nos currículos de Física do Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v.11, n.1, 2006.

MACHADO, D. J. E.; NARDI, R. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, n. 4, p. 473-485, 2006.

MARTINS, R. A. Como Becquerel não descobriu a radioatividade. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.7, p. 27-45, 1990.

MARTINS, Roberto de Andrade. Física e história: o caso da teoria da relatividade. Ciência e Cultura, Campinas, v. 57, n. 3, p. 25-29, 2005.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. A Sistemática Incompreensão da Teoria Quântica e as Dificuldades dos Professores na Introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 3, 2009.

OLIVEIRA, F. F. de; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Física moderna no Ensino Médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n. 3, 2007.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio: elaboração de material didático, em forma de pôster, sobre partículas elementares e interações fundamentais. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, v. 16, n. 3, 1999.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Um pôster para ensinar Física de Partículas. Física na Escola, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 13-18, 2001.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

PEREIRA, O. S. Raios cósmicos: introduzindo Física moderna no 2o grau. 1997. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

PINTO, A.C.; ZANETIC, J. É possível levar a física quântica para o ensino médio? Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v .16, n.1, 1999.

SCHULZ, P. A. Duas nuvens ainda fazem sombra na reputação de Lorde Kelvin. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n. 4, 2007.

SIQUEIRA, M. R. P. Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

STANNARD, R. Modern physics for the young. Physics Education, Bristol, v. 25, n. 3, p. 133, 1990.

TORRE, A. C. Reflexiones sobre la enseñanza de la Física Moderna. Educación en Ciencias, v. II, n. 4, p. 70-71, 1998.

WILSON, B. Particle physics at A-level - a teacher’s viewpoint. Physics Education, Bristol, v. 27, n. 2, p. 64-65, 1992.

WOFF, J. F. de S.; MORS, P. M. Relatividade no Ensino Médio: uma experiência com motivação na história. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 14-22, 2006.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

BATISTA, R. A. Uma atividade de extensão universitária para ensino de Física de partículas a alunos de Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 94–115, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v3i2.111. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/111. Acesso em: 28 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos