Conhecimentos relativos a Números Racionais e Irracionais de uma aluna ingressante na Licenciatura em Matemática

  • Geraldo Claudio Broetto Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Números irracionais, Licenciatura em matemática, Imagem do conceito

Resumo

O presente artigo se propõe a fazer um diagnóstico dos conhecimentos referentes a números racionais e irracionais trazidos por uma aluna ingressante de um curso de licenciatura em matemática. Os dados aqui apresentados são parte integrante de uma pesquisa de doutorado da qual participaram duas turmas de alunos ingressantes na licenciatura em matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES – Campus Vitória. O quadro teórico utilizado para analisar os dados foi a imagem do conceito e a definição do conceito (David Tall e Shlomo Vinner), compreensão incipiente (António Domingos), compreensão instrumental e relacional (Richard Skemp), e os exemplos protótipos (Rina Hershkowitz). Os resultados mostraram que a aluna possui imagem do conceito compatíveis com uma compreensão incipiente em relação a números racionais e irracionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BINGOLBALI, Erhan; MONAGHAN, John. Concept image revisited. Educational Studies in Mathematics, v. 68, n. 1, p. 19–35, 2008.

BRASIL. Matriz de referência Prova Brasil – matemática, 4a série do Ensino Fundamental. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2011.

BRASIL. Matriz de referência para o ENEM 2009. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação: SAEB, ensino médio, matrizes de referência, tópicos descritores. Brasília: MEC/SEB, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares nacionais: matemática (3° e 4° ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROETTO, Geraldo Claudio. 2016. O ensino de números irracionais para alunos ingressantes na licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

DIAS, Marisa da Silva. Formação da imagem conceitual da reta real: um estudo do desenvolvimento do conceito na perspectiva lógico-historica. 2007. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

DIAS, Marisa da Silva. Reta real: conceito imagem e conceito definição. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2002.

DOMINGOS, António. Compreensão de conceitos matemáticos avançados – a matemática no início do superior. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Educação). Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2003.

FISCHBEIN, Efraim; JEHIAM, Ruth; COHEN, Dorit. The concept of irrational numbers in high-school students and prospective teachers. Educational Studies in Mathematics, n. 29, p. 29–44, 1995.

GIRALDO, Victor Augusto. Descrições e conflitos computacionais: o caso da derivada. 2004. Tese (Doutorado em Ciências em Engenharia de Sistemas). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

HERSHKOWITZ, Rina. Aspectos psicológicos da aprendizagem da geometria. Boletim GEPEM, v. 32, p. 3–31, 1994.

IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; SILVA, Benedito Antônio da. Conhecimentos das concepções prévias de estudantes sobre números reais: um suporte para melhoria do ensino-aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21., 1998, Caxambu. Anais... Caxambu: Anped, 1998.

LIMA, Elon Lages (Ed.). Exame de textos: análise de livros de matemática para o ensino médio. Rio de Janeiro: VITAE/IMPA/SBM, 2001.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti; FERREIRA, Maria Cristina Costa. O que é número real? Os números reais na formação do professor de matemática. In: CURY, Helena Noronha; VIANNA, Carlos Roberto (Org.). Formação do professor de matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: IPR, 2012. p. 49–94.

PENTEADO, Cristina Berndt. Concepções de professores do ensino médio relativas à densidade do conjunto dos números reais e suas reações frente a procedimentos para a abordagem desta propriedade. 2004. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. 2004.

POMMER, Wagner Marcelo. A construção de significados dos números irracionais no ensino básico: uma proposta de abordagem envolvendo os eixos constituintes dos Números Reais. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.

REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. 468 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003.

SIROTIC, Natasa; ZAZKIS, Rina. Irrational numbers on the number line – where are they? International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 38, n. 4, p. 477–488, 15 jun. 2007.

SKEMP, Richard R. Relational understanding and instrumental understanding. Mathematics Teaching, n. 77, p. 20–26, 1976.

SILVA, Ana Lúcia Vaz. Números reais no ensino médio - identificando e possibilitando imagens conceituais. 2011. 340 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas – Educação). Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro. 2011.

SILVA, Benedito Antonio da; PENTEADO, Cristina Berndt. Fundamentos dos números reais: concepções de professores e viabilidade de início do estudo da densidade no ensino médio. Educação Matemática em Pesquisa, v.11, n. 2, p.351-371, 2009.

SIROTIC, Natasa; ZAZKIS, Rina. Irrational Numbers: the gap between formal and intuitive knowledge. Educational Studies in Mathematics, v. 65, n. 1, p. 49–76, 2007. Disponível em: <http://link.springer.com/10.1007/s10649-006-9041-5>. Acesso em: 25 set. 2013.

SOARES, Eliana Farias; FERREIRA, Maria Cristina Costa; MOREIRA, Plinio Cavalcanti. Números reais: concepções dos licenciandos e formação matemática na licenciatura. Zetetiké, v. 7, n. 12, p. 95–117, 1999.

SOUTO, Alexandre Machado. Análise dos conceitos de número irracional e número real em livros didáticos da educação básica. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio Janeiro, 2010.

TALL, David. Concept image and concept definition. 2003. Disponível em: http://homepages.warwick.ac.uk/staff/David.Tall/themes/concept-image.html. Acesso em: 17 set. 2015.

TALL, David; VINNER, Shlomo. Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limits and continuity. Educational studies in mathematics, v. 12, p. 151–169, 1981.

VINNER, Shlomo. The role of examples in the learning of mathematics and in everyday thought processes. ZDM, v. 43, n. 2, p. 247–256, 2011. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11858-010-0304-3.

VINNER, Shlomo. Concept definition, concept image and the notion of function. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 14, n. 3, p. 293– 305, 1983.

ZAZKIS, Rina; SIROTIC, Natasa. Making sense of irrational numbers: focusing on representation. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 28., 2004, Anais... Bergen: PME, 2004, p. 497–504.

Publicado
2017-04-07
Como Citar
BROETTO, G. C.; SANTOS-WAGNER, V. M. P. DOS. Conhecimentos relativos a Números Racionais e Irracionais de uma aluna ingressante na Licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 67-82, 7 abr. 2017.
Seção
Artigos Gerais