Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v3i2.109Palavras-chave:
Objetos Virtuais de Aprendizagem, Ensino de Matemática, AvaliaçãoResumo
O presente artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, neste trabalho apresentamos a avaliação dos objetos virtuais de aprendizagem segundo o instrumento de avaliação proposto por Nesbit (2003). O objetivo é analisar as características e contribuições dos objetos virtuais de aprendizagem no ensino de matemática e sua importância como ferramenta pedagógica. Para tal, nosso referencial teórico esta baseado nas definições encontradas na literatura sobre objetos virtuais de aprendizagem, repositórios de objetos virtuais de aprendizagem e avaliação de softwares educacionais. Os objetos analisados pertencem aos repositórios BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais) e CESTA (Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem), ambos os repositórios de acesso livre e gratuito. Os resultados apontam que os objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir de forma significativa na melhoria da aprendizagem de nossos alunos, o que nos leva a intensificar esforços na busca por alternativas de análise e desenvolvimento de materiais que possam potencializar a aprendizagem de nossos estudantes.
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