Saber popular e o conhecimento científico: relato de experiência envolvendo a fabricação de sabão caseiro
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v8i2.1083Palavras-chave:
Conhecimento científico, Sabão caseiro, Saber popularResumo
Relata-se uma experiência envolvendo um diálogo entre o saber popular e o conhecimento científico sobre a fabricação de sabão caseiro. Na busca desse objetivo uma moradora da cidade de Paranacity, Estado do Paraná, descreveu o processo, de uma forma bastante singular e tradicional. A coleta de dados realizou-se mediante entrevista e gravação da fala da participante. Assim, analisou-se o processo de fabricação caseiro, sendo discutidos os aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, propondo relacionar o saber popular com a linguagem científica e a reação de saponificação. Nesse sentido, deve haver uma reflexão da importância entre o saber popular e o conhecimento científico na vida da população, de modo que os professores desenvolvam atividades que relacionem os saberes cotidianos por meio de relatos de experiências.
Downloads
Referências
AGUILAR, T. Alfabetización científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea, 1999.
ANDER-EGG. E. Introducción a las técnicas de investigatición social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978. Parte I, Capítulo 1.
BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M.; RIBEIRO, E. B. V. Educação inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51. p. 83 – 92, jan./abr. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN). 1999.
BUNGE. M. La investigación cientifica: su estrategia y su filosofia. 5. ed. Barcelona: Ariel, 1976. Parte I, Capítulo 1, Parte III, Capítulo 9.
CAMPOS, R. C; SILVA, R. C. Funções da Química inorgânica funcionam? Química Nova na Escola, v. 9, 1999.
CHASSOT, A. Educação consciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
CHASSOT, A. Fazendo educação em ciências em um curso de pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Química Nova na Escola, n. 51, p. 20-25, fev. 2007.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
CHASSOT, A. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Editora Unijuí, 1993.
COBERN, W. W.; GIBSON, A. T.; UNDERWOOD, S. A. Valuing Scientific Literacy. In: The science teacher. Arlington: United States, v. 62, n. 9, p. 28–31, dec. 1995.
CUNHA, A. P. O emprego das plantas aromáticas desde as antigas civilizações até ao presente. 2007. Disponível em: <http://antoniopcunha.com.sapo.pt/>. Acesso em: 20 mai. 2015.
DICKMANN, I; DICKMANN, I. Primeiras palavras em Paulo Freire. Passo Fundo: Battistel, 2008.
GEORGE, J.; GLASGOW, J. Some cultural implications of teaching towards common syllabi in science: a case study from the Caribbean. School Science Review, v. 71, p. 115-123, 1989.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011. 200 p.
HADEN, J. Iron and education in Uganda. Education in Chemistry, v. 10, n. 2, p. 49-51, 1973
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JUNIOR, W. E. F.; YAMASHITA, M.; MARTINES, E. A. L. de M. Saberes populares amazônicos: garimpo de ouro no rio Madeira/RO e possibilidades de interrelação com aulas de química/ciências. Química Nova na Escola, v. 35, n. 4, p. 228–236, nov. 2013.
LEMKE, J. L. Teaching all the languages of science: words symbols, images, and actions. 1998. Disponível em <http://academic.brooklyn.cuny.edu/education/jlemke/papers/barcelon.htm>. Acesso em: 20 mai. 2015.
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, M. E. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PUIGCERVER, M.; SANS, M. C. Vacas locas, enseñanza: aprendizaje y alfabetización científica. Alambique, Didáctica de las ciencias experimentales, n. 32, p. 24 - 31, 2002.
SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (Orgs.) Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: V Gráfica. p. 146, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.