Uma matriz de referência para o Ensino da Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) centrada na perspetiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v7i1.1065Palavras-chave:
Currículo CTS, Competências, Natureza da Ciência e Tecnologia, Matriz Curricular, Proposta CurricularResumo
Este artigo apresenta uma proposta de matriz curricular para o Ensino da Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) que tem como base as competências leitoras e escritoras. Visa elucidar, por meio de um grupo de habilidades agrupadas por competências em NdC&T, alguns caminhos para o desenvolvimento de saberes necessários a compreensão das possíveis definições de Ciência e Tecnologia por meio de consensos. Apoia-se em uma revisão teórica Layton, Davey e Jenkins (1986), Aikenhead (1988) e Stiefel (1995) e em pesquisas empíricas realizadas por Acevedo (1996) e Vazquez (2006, 2009). Articula as competências Leitoras e Escritoras em Ciências, colocando-as como base de sustentação para a proposta da referida matriz. Entendemos ser possível articular propostas curriculares/cursos com enfoque na NdC&T que explicitem os conteúdos por meio de Competências e Habilidades diretamente relacionadas com NdC&T e que possam levar os estudantes a opinar/refletir sobre as aplicações da C&T. O resultado final é apresentado em um quadro síntese composto por grupos de competências e habilidades.
Downloads
Referências
ACEVEDO DIAZ, J. A. La tecnología en las relaciones CTS: una aproximación al tema. Revista Electonica de Enseñanza de las Ciencias, V. 14, n.1, p. 35-44. 1996.
ACEVEDO, J. A.; VAZQUEZ, P.; MANASSERO, M.A. Papel de la educación CTS en unaalfabetizacion científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electonica de Enseñanza de las Ciencias, 2003.
ACEVEDO, J.A.; VÁZQUEZ, A.; MANASSERO, M.A.; P. ACEVEDO. Persistence of the attitudes and CTS beliefs in the educational Profession. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2002. 6, 3, p. 471-495.
AGUILAR, T. Alfabetizacioón científica para la ciudadania. Madrid: Narcea.1999
AIKENHEAD, G.S. An analysis of four ways of assessing student beliefs about STS topics. Journal of Research in Science Teaching, 8, 25, p. 607-629, 1998.
ANTONIOLI, P. M. Atitudes, valores e crenças de alunos do Ensino Médio em relação à Ciência e a Tecnologia. 2012. 145 p. Dissertação - CEFET/RJ /PPCTE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2012.
BISPO-FILHO, D. O. Estudo do Impacto de Sequências Didáticas com Enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/ Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) em Estudantes de Pedagogia. 2012, 232 p. Tese de Doutorado - Universidade Cruzeiro do Sul, 2012.
BISPO-FILHO, D.O.; MACIEL, M. D.; SEPINI, R.P., VÁZQUEZ, A. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 12, 2: 313-333. 2013. Disponivel em <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/reec_12_ 2_5_ ex649.pdf>. Acesso em 02/03/2015.
BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo. Contexto, 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394/96. Brasília. 1996.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002. 144 p
BYBEE, R. W. Teaching history and the nature of science in science courses: a rationale. Science Education, 1997. 75(1), 143-156.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em Ciências às Orientações para o Ensino das Ciências: Um repensar Epistemológico. Revista Ciência & Educação, 2004. v. 10, n.3, p. 363-381.
CASSANY, C. Rere les línies. Sobre la lectura contemporània. Biblioteca Universal Empúries. 2006.
CHALMERS, A.F. A fabricação da Ciência. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Ijuí: Editora Unijuí. 2003
CHASSOT, A. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Editora Unijuí. 1993.
CHIAPPINI, L. ; GERALDI, J. W. Aprender e ensinar com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
DA SILVA, C.; ALMEIDA, M.J. Condicões de Produção da Leitura em Aulas de Física no Ensino Médio: um estudo de caso. In: Almeida, M.J. y Da Silva, C. (Edres.) Linguagens, leituras e ensino de ciências. p.131-162. Campinas: Associaçao de Leitura do Brasil. 1998.
DEBOER, G. E. Scientific literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, 37(6), 582-601, 2000.
DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC; UNESCO, 2006.
DEPRESBITERIS, L. Em busca de Competências perdidas: “saber-conviver”. Competência e Competências: contribuição crítica ao debate. Esméria Rovai (org) – São Paulo. Ed. Cortez. 2010.
DRIVER R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E; SCOTT, P. Constructing scientific knouledge in classroom. Educational Researcher, v. 23, n. 7, p. 5-12, 1994.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIL PERES, D.; VILCHES, A.; EDWARDS, M.;PRAIA,J.; VALDÉS, P.; VITAL, M.L.; TICÁRICO, H. RUEDA, C. A educaçao Científica e a Situação do Mundo: Um programa de Actividades dirigido a Professores. Ciência & Educação. 9, 1, p. 123-146, 2003.
KEMP, A.C. Implications of diverse meanings for “scientific literacy”. In: Annual International Conference of the Association for the Education of Teacher in Science. Proceedings of the Annual International Conference of the association for the Education of Teachers in Science. 1202-1229, 2002.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científico. Rio de Janeiro. Editora Relume Duramá, 1997.
LAUGKSCH, R.C. Scientific literacy: A conceptual overview. Science Education, 84, 1, p. 71-94, 2000.
LAYTON, D.; DAVEY, A.; JENKINS, E. Science form specific social purpose (SSSP): perspectives on adult scientific literacy. Studies in Science Education, n. 13, p. 27-52, 1986.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
LOIOLA, L.M. Breve Histórico do Termo Competência. Revista HELB – História do Ensino de Línguas no Brasil. Ano 7 – nº7 – 1/2013. Disponível em www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=212:breve-historico-do- termo-competencia&catid=1114:ano-7-no-7-12013&Itemid=18 . Acesso em 20 Abr. 2015.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MACIEL, M. D. e BISPO-FILHO, D. O. Os processos de formação e as crenças de professores e estudantes brasileiros sobre a natureza da ciência e tecnologia. In A. Bennássar, A. Vázquez, M.A. Manassero y A. García-Carmona (Coord.). Ciencia, Tecnología y Sociedad en Iberoamérica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de la Ciencia y Tecnología (pp. 101-114). Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI. 2010. En http://www.oei.es/salactsi/DOCUMENTO5vf.pdf .
MANASSERO, M. A; VAZQUEZ, A. Opinions sobre ciència, tecnologia e societat. Palma de Mallorca: Govern Balear, Coselleria dÉducació, Cultura i Esports, 1998.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre. Artmed, 1999, Reimpressão 2009. ISBN 978-85-7307-574-8.
PERRENOUD, Phillipe. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999.
PUIGCERVER, M.; SANS, M. C. Vacas locas, enseñanza: aprendizaje y alfabetización científica. Alambique – Didáctica de las ciencias experimentales. nº 32, p. 24-31. 2002
RAMSEY, J. The science education reform movement: implications for social responsibility. Science Education, v. 77, n. 2, p. 235-258, 1993.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e Competência. 20. Ed. São Paulo. Editora Cortez, 2011.
ROCA, M. Cuestionando las cuestiones. Alambique, 45, 9-18, 2005.
RUIZ, M.G, MAGAÑA, S.M e VÁZQUEZ, A. La ciencia, la tecnología y la problemática socioambiental: secuencias de enseñanza-aprendizaje para promover actitudes adecuadas en los futuros profesores de Primaria. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 13, 3: 267-29,. 2014. Disponível em http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen13/REEC_13_3_2_ex854.pdf
SANTOS, W.L.P., MORTIMER, E.F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, n. 2, v.2, p.5, 2002.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2009.
SOLOMON, J. Methods of teaching STS. In McCORMICK, R.; MURPHI, P.; HARRISON, M. (Ed). Teaching and learning technology. Workingham: Addison-Wesley Publisching Company & the Open University, p. 243-250, 1993.
SOLOMON, J. Science technology and society courses: tool for thinking about social issues. International Journal of Science Education, v. 10, m. 4, p. 379-387, 1988.
STIEFEL, B. M. La naturaleza de la ciencia en los enfoques CTS. Alambique Didáctica de las Ciencias Experimentales, v. 2, n.3, p. 19-29, 1995.
VÁZQUEZ, A.; ACEVEDO, J.A.; MANASSERO, M.A. e ACEVEDO, Consensos sobre la naturaleza de la ciencia para la enseñanza de las ciencias. VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias: Educación científica para la ciudadanía (Granada, 7-10 de septiembre de 2005). Enseñanza de las Ciencias, nº extra (VII Congreso), edición en CD, 2005. Disponível em: http:// blues.uab.es/rev-ens- ciencias/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.